Portal Castello Connection
Política

Presidente Lula embarca para a África com expectativa de discutir agenda bilateral e retomar parcerias

Presidente embarcou nesta terça (13) rumo ao Cairo, no Egito; voo terá escala em Cabo Verde; agenda prevê encontro na Etiópia.

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para o Egito nesta terça-feira (13) com o discurso de que deve retomar o potencial da parceria com o continente africano. O petista partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 14h, com destino ao Cairo, capital egípcia. Durante o trajeto, fará uma escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

“Embarco para o Egito nesta terça-feira de Carnaval. Na sequência, visitou a Etiópia para a reunião da União Africana. O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar o potencial dessa parceria”, afirmou o presidente, em publicação nas redes sociais.

O vice-presidente e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, compartilhou uma foto com Lula em suas redes sociais antes do embarque do presidente. “Será uma grande oportunidade para o Brasil mostrar que está, de fato, de volta ao mundo, contribuindo de maneira construtiva em temas que afetam toda a humanidade”, afirmou Alckmin. Ele assumiu o Planalto durante a ausência de Lula no país.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores informou que Lula irá discutir com o presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi, os principais temas da agenda bilateral nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. “Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina”, detalhou o Itamaraty.

A reunião acontece meses depois do apoio egípcio para a retirada de brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, pelo conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel. No ano passado, Lula conversou por telefone com o líder egípcio e defendeu a criação de uma espécie de corredor humanitário para a saída dos estrangeiros da região, o que foi atendido.

Na sequência, Lula vai para Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. Desde 2023, a organização internacional é membro permanente do G20, grupo que reúne as 19 economias mais ricas do mundo e a União Europeia.

Na Etiópia, o presidente vai ter reuniões bilaterais com autoridades e vai participar, como convidado, da Assembleia da União Africana, entidade que representa os cerca de 50 estados do continente. Devem participar da agenda o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. A expectativa do Itamaraty é de que Lula se reúna com ambos durante os dias 17 e 18 de fevereiro.

O G20 é presidido pelo Brasil neste ano. O país vai ser o anfitrião da cúpula de chefes de Estado do grupo, previsto para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro. O lema da gestão é “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, com foco no combate à fome, à pobreza e à desigualdade; na reforma da governança global; e em dimensões do desenvolvimento sustentável — econômica, social e ambiental.

*Fonte: R7

 

Relacionados

Câmara deve votar medida provisória que amplia tarifa social de energia elétrica

Ingrid Galvão

Temer diz que críticas de Trump ao Judiciário reforçaram imagem de Lula, mas critica postura do presidente

Ingrid Galvão

Manaus recebe encontro da União dos Vereadores do Brasil com foco no interior do Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais