Portal Castello Connection
Política

Lula embarca para a Colômbia e participa da Cúpula Celac-UE

A cúpula reunirá representantes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações.

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no próximo domingo (9), da cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), em Santa Marta, na Colômbia. Segundo o presidente, o encontro será um espaço adequado para tratar do aumento da presença militar dos Estados Unidos na região do Caribe e próximo à costa da Venezuela.

“Só tem sentido a reunião da Celac, neste momento, se a gente for discutir essa questão dos navios de guerra americanos aqui nos mares da América Latina. Tive oportunidade de conversar com o presidente Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz”, afirmou Lula.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Somos uma zona de paz, não precisamos de guerra aqui. O problema que existe na Venezuela é um problema político que deve ser resolvido na política”, acrescentou o presidente.

Durante entrevista concedida nesta terça-feira (4) a agências internacionais, em Belém (PA), Lula relatou ter conversado com o então presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o tema durante um encontro na Malásia, em outubro. Na ocasião, ele se colocou à disposição para atuar como mediador entre Washington e Caracas.

Cúpula ocorre em meio a tensões no Caribe

A reunião entre Celac e União Europeia acontece em um momento de forte tensão na região caribenha. Os Estados Unidos enviaram tropas, submarinos e embarcações militares para o local e realizaram bombardeios, sob o argumento de combater o tráfico de drogas que abastece o país.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, porém, sustenta que há interesses nas reservas de petróleo venezuelanas e acusa Washington de utilizar o reforço militar como forma de pressionar pela sua saída do poder.

A cúpula reunirá representantes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações que compõem a Celac. O principal foco será a retomada do diálogo birregional e o avanço nas negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE.

O evento se estende até a segunda-feira (10), mas Lula participará apenas da abertura, retornando em seguida a Belém para conduzir a cerimônia de abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Compromissos no Pará

O presidente está no Pará desde o último sábado (1º), onde inaugurou obras em Belém e visitou aldeias indígenas e comunidades tradicionais no interior do estado. Nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira), Lula presidirá a cúpula de líderes da COP30, etapa preparatória para a conferência principal.

As negociações oficiais entre os delegados dos países signatários do tratado climático da ONU ocorrerão de 10 a 21 de novembro. Na pauta estão temas como financiamento para o clima, transição energética, adaptação e proteção da biodiversidade.

*Com informações da Agência Brasil 

Relacionados

Câmara de Borba absolve vereadora que defendeu agressão a mulheres

Thayná Sousa

Governo do DF pede ao STF avaliação médica de Bolsonaro para possível prisão na Papuda

Ingrid Galvão

Prefeito de Florianópolis causa polêmica ao criar posto para barrar migrantes sem emprego ou moradia

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais