Em meio às tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, no sábado (17/8), que deseja uma conversa pessoal com Donald Trump para “mostrar o Brasil verdadeiro”. O petista também convidou o republicano a visitar o Palácio da Alvorada, em Brasília.
A declaração foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais, no qual Lula aparece plantando um pé de uva da variedade Vitória, desenvolvida pela Embrapa. Durante a gravação, ele aproveitou para enviar um recado direto ao norte-americano.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo Lula, a intenção é abrir um canal de diálogo em meio ao impasse provocado pela tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto, determinada pelo governo Trump. O republicano justificou a medida como forma de proteger empresas americanas de políticas adotadas pelo Brasil, que ele classificou como “incomuns” e “extraordinárias”.
Lula, por sua vez, rebateu afirmando que aposta no entendimento: “Estou plantando comida, e não violência ou ódio. Espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, disse.
Além da mensagem em vídeo, o chefe do Executivo confirmou ter enviado uma carta convidando Trump para participar da COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém, no Pará. Ele também afirmou estar pronto para representar o Brasil na Assembleia Geral da ONU, no próximo dia 23 de setembro, em Nova York, onde espera ter novo contato com o líder norte-americano.
Veja o vídeo:
Hoje foi dia de colocar a mão na massa e plantar o primeiro pé de Uva Vitória do Palácio do Alvorada. Uva brasileira, sem semente, desenvolvida pela Embrapa.
Aqui, a gente planta comida e não violência ou ódio.
🎥 @JanjaLula pic.twitter.com/tov9N5NHWo
— Lula (@LulaOficial) August 17, 2025