26.3 C
Manaus
25/06/2025
Portal Castello Connection
DestaquesPolícia

Lula sanciona lei que garante auxílio aluguel por até seis meses a vítimas de violência doméstica

Benefício será uma das medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha. Texto prevê que valor deverá considerar vulnerabilidade da mulher vítima de violência.

Foto: Emmanuel da Rosa/Especial Palácio Piratini

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (14) uma lei que garante por até seis meses o pagamento de auxílio aluguel a vítimas de violência doméstica.

O projeto, aprovado pelos parlamentares em agosto, inclui o auxílio aluguel entre as medidas protetivas de urgência definidas pela Lei Maria da Penha.

O texto que saiu do Congresso define que a assistência financeira será de acordo com a “situação de vulnerabilidade social e econômica” da vítima, mas sem exemplificar valores. O auxílio aluguel será custeado por estados e municípios por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Aumento nos números

 

A lei foi sancionada em um cenário nacional de aumento dos crimes de violência contra mulher, crianças e adolescentes, segundo dados de 2022 divulgados em julho pelo Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública.

Além do aumento de casos de estupro, no qual 88,7% das vítimas se identificavam pelo sexo feminino, o feminicídio também foi um dos crimes com aumento de registros em 2022.

No ano passado, foram 1.437 casos registrados no Brasil, um aumento de 6,1% em relação aos 1.347 casos registrados em 2021.

 

 

*Fonte: G1

Relacionados

VÍDEO: Jovem reage a tentativa de assalto em Belém e entra em luta com criminoso armado

Ingrid Galvão

Prefeito David Almeida entrega novo complexo viário Rei Pelé na zona Leste de Manaus

Ingrid Galvão

Da Sapucaí ao Bumbódromo: Grande Rio manda apoio a Isabelle Nogueira no Festival de Parintins

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais