Portal Castello Connection
Política

Maioria dos brasileiros não acredita que Trump possa reverter inelegibilidade de Bolsonaro, diz pesquisa

Outros 31% acreditam que o ex-líder norte-americano pode interferir, enquanto 10% não souberam ou preferiram não opinar.

Jair Bolsonaro e Donald Trump — Foto: Alan Santos/PR

A maioria dos brasileiros não vê no presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, influência suficiente para mudar o cenário político de Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28), 59% dos entrevistados afirmam que o apoio de Trump não tem força para reverter a inelegibilidade do ex-presidente brasileiro. Outros 31% acreditam que o ex-líder norte-americano pode interferir, enquanto 10% não souberam ou preferiram não opinar.

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 13 de julho, com 2.004 pessoas entrevistadas em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, após realizar, em 2022, uma reunião com embaixadores em que atacou o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. Em outro julgamento, o TSE o condenou novamente por abuso de poder político e econômico no uso das comemorações do Bicentenário da Independência, também em 2022, durante o período eleitoral.

A pesquisa também segmentou as opiniões conforme o voto no segundo turno das eleições de 2022. Entre os eleitores de Lula (PT), 69% afirmam que Trump não tem poder de influência sobre a situação de Bolsonaro, enquanto 23% acreditam que ele tem. Já entre os que votaram em Bolsonaro, há um empate técnico: 46% acreditam na influência de Trump, contra 45% que não acreditam. Outros 9% não souberam ou não responderam.

Relacionados

STF discute destino de Bolsonaro

Thayná Sousa

Lei torna permanentes mudanças no Imposto de Renda e amplia faixa de isenção para até R$ 5 mil

Ingrid Galvão

STF afirma que operações no Rio terão resultados limitados sem plano permanente

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais