A maioria dos brasileiros não vê no presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, influência suficiente para mudar o cenário político de Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28), 59% dos entrevistados afirmam que o apoio de Trump não tem força para reverter a inelegibilidade do ex-presidente brasileiro. Outros 31% acreditam que o ex-líder norte-americano pode interferir, enquanto 10% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 13 de julho, com 2.004 pessoas entrevistadas em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, após realizar, em 2022, uma reunião com embaixadores em que atacou o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. Em outro julgamento, o TSE o condenou novamente por abuso de poder político e econômico no uso das comemorações do Bicentenário da Independência, também em 2022, durante o período eleitoral.
A pesquisa também segmentou as opiniões conforme o voto no segundo turno das eleições de 2022. Entre os eleitores de Lula (PT), 69% afirmam que Trump não tem poder de influência sobre a situação de Bolsonaro, enquanto 23% acreditam que ele tem. Já entre os que votaram em Bolsonaro, há um empate técnico: 46% acreditam na influência de Trump, contra 45% que não acreditam. Outros 9% não souberam ou não responderam.