Durante uma ação de fiscalização realizada nesta segunda-feira (7), 117 quelônios foram apreendidos enquanto eram contrabandeados no Parque Nacional do Jaú, localizado em Novo Airão, no interior do Amazonas. A operação foi conduzida por agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os quelônios foram encontrados em uma embarcação regional que transportava frutas. Segundo os órgãos ambientais, os animais estavam escondidos embaixo do estrado do barco, que havia saído do parque com destino à área urbana de Novo Airão.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“Estávamos visitando as comunidade para orientar sobre o monitoramento de quelônios. No retorno a base, encontramos um barco trazendo várias frutas, só que embaixo vinha os quelônios. Um tracajá desse aqui deve por mais de 40 ovos e isso impede a reprodução”, explicou o coordenador do Programa de Quelônios da Amazônia, Walmir Nogueira.
Os quelônios foram encaminhados para avaliação veterinária e devem ser devolvidos ao habitat natural após análise das condições de saúde. O responsável pelo transporte ilegal foi identificado e poderá responder por crime ambiental.

