Mais de 5.290 trotes foram registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), este ano, em Manaus. Segundo a Central de Regulação do Samu, a média contabilizada é de mais de 44 ligações falsas por dia.
Ainda de acordo com a Central de Regulação do serviço, em 2023, foram recebidos um total de 28.217 trotes, numa média de quase 78 ligações falsas a cada dia, sobrecarregando e ocupando as linhas de atendimento.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatiza que as ligações falsas para o Samu 192 podem acarretar prejuízos sérios à população que utiliza o serviço.
“Enquanto isso, pessoas que realmente necessitam do Samu 192 têm de esperar mais, correndo risco de morte. Não são apenas brincadeiras de mau gosto, são crimes que prejudicam o atendimento a usuários que de fato podem estar precisando de socorro”, reprova a secretária.
A secretária ressalta ainda que passar trotes para os serviços de emergência é um crime previsto no artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com penas que vão de um a três anos de detenção, e multa. Em situações de calamidade pública, as penas são dobradas.
“Todas as chamadas para o Samu são gravadas e os números de origem registrados, portanto essas pessoas podem até vir a ser responsabilizadas”.
Samu 192
Em atuação há 18 anos em Manaus, o Samu 192 tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. O serviço pode ser solicitado pelos usuários por meio da Central de Regulação das Urgências (CRU), pelo número 192.
*Fonte: G1 AM