Portal Castello Connection
CidadeGeral

Mais de nove mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados entre 2019 e 2023 no AM, diz FVS

Faixa etária mais afetada concentra-se entre 10 e 14 anos, abrangendo mais da metade dos casos notificados, com 54,1%.

Foto: Agência Brasil

Mais de nove mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados entre 2019 e 2023 no Amazonas, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), no último sábado (18).

De acordo com o levantamento feito pelo órgão, foram 9.035 casos registrados durante o período. A análise epidemiológica feita pela FVS-AM apontou que a faixa etária mais afetada concentra-se entre 10 e 14 anos, abrangendo mais da metade dos casos notificados, 54,1%.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, informou que os dados enfatizam análise dos padrões sociodemográficos que delineiam o perfil das vítimas desse tipo de violência.

“Este boletim é um instrumento para entender a gravidade desse problema e orientar políticas públicas eficazes de prevenção e combate”, afirmou a diretora Tatyana.

O boletim ressalta que 37,3% das vítimas estavam na “5ª à 8ª série incompleta”, em termos de escolaridade. Em relação aos locais de ocorrência, 80,5% dos casos de violência sexual ocorreram na residência, e menos da metade dos casos notificados (40,8%) foram encaminhados ao Conselho Tutelar.

A coordenadora da vigilância de violências e acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acrescenta que esses dados destacam a importância da educação e da conscientização nas escolas para prevenir a violência sexual.

“Essa faixa etária é especialmente vulnerável devido às mudanças físicas, emocionais e sociais pelas quais estão passando. Isso evidencia a necessidade de fortalecer os mecanismos de proteção e denúncia”, disse Cassandra.

Ato Faça Bonito

Ainda no último sábado (18), a FVS-RCP participou do ato público “Faça Bonito vai à Praça”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento ocorreu, na manhã deste sábado, na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como “Praça da Polícia”), no Centro de Manaus.

Na ocasião, o responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-AM, Augusto Zany, destacou a importância das instituições agirem de forma integrada no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“É preciso agir de forma integrada, com as instituições e serviços da saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e assistência social para que possamos intervir de forma oportuna nessas violências”, disse.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Defesa de Bolsonaro diz que não há provas contra ex-presidente em julgamento no STF

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais