O Ministério da Saúde lançou, na última sexta-feira (02/05), um novo edital do Programa Mais Médicos, com o objetivo de ampliar o atendimento à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Para o estado do Amazonas, foram disponibilizadas 116 vagas, sendo 87 para 35 municípios e 29 para sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Essas vagas têm como objetivo reforçar a presença de médicos nas regiões mais remotas e vulneráveis socialmente do estado.
As inscrições para médicos interessados nas vagas estarão abertas de 5 a 8 de maio. A iniciativa busca fortalecer a assistência nas áreas com maior demanda por serviços de saúde, em consonância com os dados do estudo Demografia Médica 2025, que apontam a desigualdade na distribuição de profissionais entre as diferentes regiões do Brasil.
O programa Mais Médicos visa atender principalmente municípios pequenos e de difícil acesso, como é o caso de várias cidades do Amazonas. Além disso, o uso do Prontuário Eletrônico (e-SUS APS) permite uma integração mais eficaz entre a atenção primária e especializada, facilitando o acompanhamento de consultas e exames.
As vagas estão divididas em três perfis de médicos: brasileiros formados no Brasil, brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos grupos, é necessário passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que prepara os profissionais para atuar em situações de urgência, emergência e no enfrentamento das doenças prevalentes nessas regiões.