Em Manaus, 32% dos trabalhadores gastam entre 30 minutos e uma hora para chegar ao trabalho, conforme dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros 20% dos trabalhadores levam de uma a duas horas no trajeto diário.
O estudo também revela que a capital amazonense apresenta os maiores tempos médios de deslocamento quando comparada aos outros municípios da Região Metropolitana de Manaus, que inclui cidades como Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Novo Airão e Rio Preto da Eva.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Na capital amazonense, 27% gastam de 15 a 30 minutos no trajeto, 12% de 6 a 15 minutos e apenas 5% chegam ao trabalho em até cinco minutos. 2% dos trabalhadores afirmaram gastar entre duas e quatro horas no deslocamento.
O levantamento do IBGE considera o tempo gasto entre o domicílio e o local de trabalho principal, sem contabilizar paradas intermediárias, como levar filhos à escola ou fazer compras. Na capital, 27% dos trabalhadores levam de 15 a 30 minutos, 12% de 6 a 15 minutos e apenas 5% chegam ao trabalho em até cinco minutos. Aproximadamente 2% gastam entre duas e quatro horas no trajeto.
Nos municípios vizinhos, os tempos são menores, mas ainda variam conforme a distância e a infraestrutura de transporte local.

 

