Portal Castello Connection
Cidade

Manaus amplia segurança com integração de câmeras privadas ao sistema Paredão

A iniciativa, lançada pelo governador Wilson Lima nesta segunda-feira (16/06), faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e prevê a instalação de 650 câmeras distribuídas em pontos de grande circulação na capital.

(Foto: Divulgação)

Para fortalecer a segurança pública, o comércio de Manaus, incluindo supermercados, shoppings, restaurantes e empresas de transporte coletivo, poderá integrar suas câmeras de segurança ao sistema Paredão, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial para identificar foragidos. A iniciativa, lançada pelo governador Wilson Lima nesta segunda-feira (16/06), faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e prevê a instalação de 650 câmeras distribuídas em pontos de grande circulação na capital.

A adesão do setor privado será feita por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA). Os interessados devem se cadastrar no site oficial da ACA: www.aca.org.br.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Bruno Loureiro, presidente da ACA, destacou a importância do projeto para aumentar a segurança nos estabelecimentos e proteger clientes. Segundo ele, os lojistas poderão conectar seus equipamentos ao sistema Paredão, facilitando a identificação de pessoas com pendências judiciais e, assim, inibindo práticas criminosas.

As empresas poderão integrar suas câmeras de duas formas: com equipamentos homologados pela SSP-AM, que possuem tecnologia de reconhecimento facial e veicular compatível com o sistema; ou com câmeras comuns, que funcionarão como apoio visual para o monitoramento urbano. Vale lembrar que a aquisição, contratação e manutenção dos equipamentos são responsabilidade das empresas, sem custos para o Estado.

Com a integração, as imagens captadas nas áreas externas dos estabelecimentos passam a fazer parte da rede estadual de videomonitoramento, ampliando a vigilância e agilizando a resposta das forças de segurança.

O monitoramento também conta com torres fixas instaladas na área central da cidade — cinco delas já estão em operação. Essas câmeras estão ligadas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que o sistema faça o cruzamento automático de imagens com ordens judiciais em aberto.

As identificações são realizadas com base nas imagens captadas e dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de informações do Detran-AM.

Relacionados

Briga entre passageiro e motociclista por aplicativo viraliza em Manaus

Ingrid Galvão

Conexão Onda celebra um ano com convidados especiais e retrospectiva ao vivo

Ingrid Galvão

Dupla em moto rende jovem e leva celular no Jorge Teixeira

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais