A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu o primeiro lote com 300 mil doses da vacina contra Influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição para as unidades de saúde deve ser concluída até esta sexta-feira (31), e a campanha de imunização começará na próxima segunda-feira (3), com previsão de seguir até 28 de fevereiro de 2026.
A ação tem como foco crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos com 60 anos ou mais, além de outros 17 grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Entre os grupos contemplados estão: puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades. Também fazem parte do público-alvo caminhoneiros, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo percurso, portuários, trabalhadores dos Correios, adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos), pessoas privadas de liberdade (18 anos ou mais) e funcionários do sistema prisional.
A vacina utilizada será a Influenza Trivalente, que protege contra três cepas do vírus: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria).
Há contraindicação apenas para crianças menores de seis meses e pessoas que apresentaram reação alérgica grave (anafilaxia) a doses anteriores. Quem estiver com sintomas leves ou moderados de gripe pode ser vacinado normalmente, mas a aplicação deve ser adiada em casos de febre ou infecção por Covid-19.

