Portal Castello Connection
Política

Manifestações contra a PEC da Blindagem reuniram multidões no domingo em capitais do país

Protestos tiveram participação de artistas, parlamentares e movimentos sociais; deputados que votaram a favor agora admitem arrependimento

Foto: Reprodução / TV Globo

Artistas, políticos e movimentos sociais ocuparam ruas em várias cidades brasileiras neste domingo (21/9) em protestos contra a PEC da Blindagem.

A proposta estabelece que deputados e senadores só poderão ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) caso a maioria de suas respectivas casas legislativas autorize 257 votos na Câmara ou 41 no Senado. A decisão seria tomada em votação secreta, com prazo de até 90 dias para análise (ou 24h em casos de flagrante ou crimes inafiançáveis). O texto ainda precisa tramitar no Senado antes de eventual sanção presidencial.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Os atos também miraram o PL da Anistia, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que articula para transformar a proposta em uma forma de reduzir penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A movimentação tem gerado críticas de diferentes setores políticos e motivou parte das manifestações deste domingo.

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque em ato contra a PEC da Blindagem e Projeto da Anistia — Foto: Reprodução / TV Globo

Em Brasília, a manifestação começou pela manhã. Organizadores estimaram a presença de cerca de 30 mil pessoas. Faixas e cartazes exibiam frases como “Congresso inimigo do povo” e “PEC da bandidagem não”.

Multidões também se reuniram em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Na Avenida Paulista, parlamentares como Guilherme Boulos (PSOL), Vicentinho (PT), Tabata Amaral (PSB) e o padre Júlio Lancellotti marcaram presença. Manifestantes chegaram a estender uma bandeira gigante do Brasil em crítica ao uso do símbolo em atos políticos.

No Rio de Janeiro, a orla de Copacabana recebeu apresentações de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan. Em Salvador, participaram nomes como Wagner Moura, Daniela Mercury, Lanlan e Nanda Costa. Em Belo Horizonte, a cantora Fernanda Takai se juntou ao público. Em Belém, o ator Marco Nanini esteve presente. Na capital federal, se apresentaram Chico César e Djonga.

Além dessas cidades, os protestos também ocorreram em Natal, Manaus, São Luís, Porto Alegre, Recife e Belém.

Deputados recuam após repercussão da votação

(Foto: Reprodução/internet)

A aprovação da PEC da Blindagem na Câmara, por 344 votos a favor e 133 contrários, levou parlamentares de diferentes partidos a manifestarem arrependimento.

Entre eles, estão deputados do PT, legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que admitiram erro em apoiar o texto. No PSB, o líder da sigla, Pedro Campos (PE), publicou um vídeo dizendo que votou a favor para evitar o avanço da anistia e destravar projetos do governo, mas reconheceu que a decisão foi equivocada.

O deputado Merlong Solano (PT-PI) divulgou uma nota em que pediu desculpas ao eleitorado e ao partido, afirmando que tomou a decisão em meio a pressões políticas.

Já Silvye Alves (União-GO) anunciou desfiliação do partido após afirmar que recebeu ameaças de pessoas influentes do Congresso para votar a favor. A deputada disse que mudou o posicionamento por medo de retaliações e classificou a escolha como um erro.

Do PP, o deputado Thiago de Joaldo (SE) declarou que a Câmara precisa reconhecer o equívoco e prometeu trabalhar para que o texto não avance no Senado.

Relacionados

Prefeito de Manaus vai apresentar ecobarreiras nos igarapés na COP30

Thayná Sousa

Eduardo Braga rebate acusações e diz que nova MP do setor elétrico vai reduzir tarifa de energia

Ingrid Galvão

Vereador leva pizza à Câmara de Manaus para cobrar cassação de colega preso por “rachadinha”

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais