Portal Castello Connection
Cultura

Maranhão reconhece Quilombo Liberdade como patrimônio cultural

O Maranhão é o segundo estado brasileiro com a maior população quilombola.

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quinta-feira (25), o reconhecimento do Quilombo Liberdade, localizado em São Luís, como o maior quilombo urbano e o principal polo cultural da América Latina. O projeto agora segue para sanção do governo estadual. O Maranhão é o segundo estado brasileiro com a maior população quilombola.

Desde 2019, o território é certificado pela Fundação Cultural Palmares. Com o reconhecimento oficial, o Quilombo Liberdade passa a integrar a agenda institucional do Estado, recebendo prioridade em ações voltadas a manifestações culturais, festas tradicionais, festivais e na valorização dos saberes e práticas da comunidade.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo a Fundação municipal de Patrimônio Histórico, mais de 200 manifestações no Quilombo Liberdade estão classificadas entre as celebrações, formas de expressão, saberes, além de lugares e edificações, com valor histórico e cultural.

São Blocos Afro e Carnavalescos, Circuito de Reggae, Festa do Divino, Capoeira, Grupos de Boi, Companhias de Dança, Tambor Crioula, Terreiros, Casas de Oração e Igrejas que marcam o dia a dia dos mais de 160 mil moradores dos cinco bairros que compõem o território.

Com a medida, a Secretaria de Cultura deve adotar medidas para o desenvolvimento social e econômico, priorizando o afroturismo, economia criativa e valorização da identidade quilombola.

Relacionados

Concerto no Teatro Amazonas une orquestra erudita e forró pé de serra

Ingrid Galvão

Ne-Yo será atração principal no Camarote Salvador no Carnaval 2026

Ingrid Galvão

Orquestra Barroca do Amazonas se apresenta neste sábado no Palácio da Justiça

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais