Portal Castello Connection
EducaçãoPolítica

MEC proíbe cursos a distância de Direito, Medicina e outras graduações

O decreto estabelece que cinco graduações específicas  Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertadas exclusivamente na modalidade presencial.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Cursos de graduação em áreas como Medicina, Direito e Enfermagem não poderão mais ser oferecidos totalmente a distância no Brasil. A mudança faz parte da Nova Política de Educação a Distância (EAD), assinada nesta segunda-feira (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

O decreto estabelece que cinco graduações específicas  Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertadas exclusivamente na modalidade presencial. A justificativa do Ministério da Educação (MEC) é garantir mais qualidade na formação, com maior interação entre alunos e professores e valorização da estrutura física das instituições de ensino.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Outros cursos da área da saúde, além das licenciaturas, continuam podendo funcionar no modelo híbrido parte presencial, parte online.

De acordo com o MEC, o novo marco regulatório da EAD tem foco no estudante e na valorização dos professores. “Mesmo quando houver distância física, o objetivo é assegurar uma formação integral”, destacou o ministério em nota.

As faculdades terão dois anos para se adaptar às novas exigências. A mudança atinge principalmente instituições que ofereciam esses cursos de forma 100% online  prática que agora está proibida para as cinco áreas afetadas.

*Com informações Agência Brasil

Relacionados

MEC divulga lista oficial de cursos superiores semipresenciais autorizados

Ingrid Galvão

Câmara deve votar medida provisória que amplia tarifa social de energia elétrica

Ingrid Galvão

Temer diz que críticas de Trump ao Judiciário reforçaram imagem de Lula, mas critica postura do presidente

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais