A Meta Platforms, empresa estadunidense de tecnologia e mídia social que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou recentemente que está desenvolvendo uma série de recursos de inteligência artificial (IA) generativa.
Uma IA generativa é aquela capaz de criar novos conteúdos, como textos, imagens e músicas, utilizando como base um conjunto de dados pré-existentes. Esse tipo de tecnologia pode desenvolver novas produções por conta própria com os dados fornecidos pelos seus usuários e, com base nesse aprendizado, dar respostas coerentes e contextualizadas.
Entre as novas ferramentas desenvolvidas pela empresa está um chatbot de funcionamento semelhante ao ChatGPT, programa lançado no final de 2022 pelo laboratório de pesquisa de inteligência artificial OpenAI, e que, em algumas semanas, conquistou 1 milhão de usuários
Rogerio Gomes, CEO da WRG Marketing, que atua na área de marketing digital, avalia como positivo o desenvolvimento do novo chatbot da Meta Platforms. “O mercado terá à disposição mais uma boa opção para fazer frente ao popular ChatGPT e ao Bard, chatbot do Google, que deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Estamos vivenciando um grande avanço tecnológico, e isso está causando impacto na forma como pesquisamos na internet.” diz.
“Agora, na hora de realizar uma busca por temas diversos como futebol, ar condicionado portatil, pre& ccedil;o de ventilador de teto, clubes em são paulo ou geladeira frost free, em muitos casos, já consideramos usar alguma ferramenta de IA para auxiliar na busca e encontrar novos resultados sobre a pesquisa.”, complementa Rogerio.
Os chatbots de inteligência artificial são softwares programados para responder a perguntas utilizando uma linguagem “mais natural”, que tenta imitar o comportamento humano, de modo que os usuários tenham a impressão de que estão conversando com uma pessoa, e não com um programa de computador.
“Cada vez mais, os chatbots têm sido usados no meio corporativo, propiciando celeridade em tarefas e processos cotidianos”, ressalta Gomes. Ele acredita ser imprescindível para as empresas acompanharem tendências tecnológicas, questionando-se sempre de que forma podem utilizá-las para potencializar seus negócios.
IA para os negócios
No mundo todo, a inteligência artificial tem impulsionado a automação de processos em empresas de diversos setores, ou seja, a substituição do trabalho humano pela ação de dispositivos eletrônicos em uma série de processos operacionais. O objetivo é simplificar processos e torná-los mais eficientes.
O CEO da WRG Marketing salienta que, até mesmo no segmento de marketing digital, as ferramentas de IA podem e devem ser aproveitadas para automatizar demandas e otimizar tempo e recursos. “Por meio delas, é possível, por exemplo, obter dezenas de ideias para pautas, para postagens em redes sociais e para novas campanhas de marketing, bastando haver o cuidado de filtrar o que melhor se adéqua à estratégia de growth hacking [crescimento do negócio] da empresa”, aconselha.
*Estadão Conteúdos