Portal Castello Connection
Saúde

Ministério da Saúde reforça que paracetamol é seguro e não causa autismo

(Foto: Getty Images)

O Ministério da Saúde emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (23) para esclarecer que o paracetamol, medicamento com propriedades analgésicas e antipiréticas, é seguro, eficaz e não está relacionado ao desenvolvimento de autismo. A manifestação acontece um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter feito essa associação sem apresentar evidências.

A desinformação também foi negada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas agências de saúde da União Europeia e do Reino Unido.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Em nota, a pasta afirmou que “a saúde não pode ser alvo de atos irresponsáveis. A atuação de lideranças políticas na criação de informações deturpadas pode gerar consequências desastrosas para a saúde pública, como vimos na pandemia de Covid-19, com mais de 700 mil vidas perdidas no Brasil”.

O Ministério alertou que alegações sobre autismo causado pelo uso de paracetamol na gestação podem gerar pânico e prejudicar a saúde de mães e filhos, inclusive com a recusa de tratamento em casos de febre e dor. A pasta reforçou ainda o respeito às pessoas que vivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Segundo a nota, o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos e padrões restritos de interesses e atividades.

A pasta também destacou esforços para reverter os prejuízos do negacionismo no Brasil, que impactaram a adesão da população às vacinas, em um país que já foi referência mundial neste tema.

Relacionados

Excesso de peso infantil supera desnutrição pela primeira vez no mundo, alerta Unicef

Ingrid Galvão

Sociedade Brasileira de Cardiologia redefine pré-hipertensão e metas de tratamento

Ingrid Galvão

SUS moderniza cadastro: Cartão Nacional passa a usar CPF e nome

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais