Titular da pasta que é a menina dos olhos do presidente da República, o ministro da Educação, Camilo Santana, vem ao Amazonas cumprir um dos objetivos políticos traçados por Lula no início deste ano: divulgar os feitos do governo, de preferência, com muito barulho. Na próxima segunda-feira (31), o ministro inaugura em Manaus o Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI IFAM-Samsung ) e vai até Eirunepé, a 1.159 km da capital, para abrir as portas da nova sede do IFAM no município.
Staff
A visita do ministro da Educação será acompanhada por dois aliados do presidente Lula no AM, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), e lideranças petistas do estado.
Merchan
Em seu discurso, Camilo Santana deve exaltar o maior programa da pasta, o Pé-de-Meia, e atualizar os números do Amazonas.
Volume
Com investimentos da ordem de R$ 12,5 bilhões, o Pé-de-Meia beneficia quatro milhões de alunos. Os valores destinados a cada um chegam a R$ 9.200.
Replay
Quando dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, claramente isso não vale para Adail Pinheiro. No caso do prefeito de Coari, o “raio” das decisões favoráveis saiu duas vezes das mesmas mãos.
Reincidência
Condenado pela Justiça Federal a 57 anos de prisão por desvios de recursos, na Operação Vorax, Adail ficou um final de semana preso. Graças a uma decisão do então desembargador do TRF-1, Kássio Nunes, foi solto em seguida. Agora, já como ministro do TSE, Nunes rejeitou recurso do MP para cassar o prefeito, que segue no cargo.
Barbeiragem
Em meio a uma estratégia de obstrução nas comissões da Câmara, como protesto contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, o PL acabou tropeçando na própria tática. Sem perceber, o partido tentou barrar um projeto da ex-deputada Amália Barros, que era da sigla, mas faleceu no ano passado.
Reparo
A correção de rumos veio a partir de observação feita pelo deputado Amom Mandel (Cidadania), relator da matéria na Comissão dos Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência, que alertou para o equívoco, rejeitando a manobra.
Destaque
A Secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, passa a integrar a nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), eleita quarta-feira (26/03) para o Biênio 2025-2026. A direção da entidade terá à frente a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.
Influência
Nayara Maksould será uma das representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde (ANS). Segundo ela, fazer parte da nova diretoria amplia a participação da região Norte nas discussões das políticas de saúde do país.
Europa
Na Espanha, a presidente do TCE-AM, Yara Lins, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Érico Desterro, participam do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção.
Debate
O evento reúne especialistas para discutir transparência e fiscalização de recursos públicos.
*Fonte: Acrítica.