Foi dada a largada em busca da classificação pelo voto popular do concurso Miss Supranational 2024.
A miss e internacionalista Khrystma Siberth, representante do estado de Rondônia conta com o apoio dos torcedores para a votação a partir desta quarta-feira(01/11), mês que antecede a realização do concurso em Machadinho, Rio Grande do Sul.
O Concurso Nacional de Beleza é o responsável por 7 maiores concursos de beleza do brasil e quando você vota na Miss Favorita, ainda apoia com 5% dos votos para a Instituição de cada competição.
A SBH lançou, em 2015, a campanha TODOS CONTRA A HANSENÍASE, em Ribeirão Preto-SP. O objetivo é abrir um canal de diálogo maior com a comunidade, em todo o país, para orientar sobre a doença.
Os votos podem ser realizados por meio do site :
https://www.votecnb.com.br/product-page/khrystma-siberth
Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês Janeiro Roxo para ações de alerta e conscientização sobre a hanseníase.
A SBH, desde 2015, vem ampliando a campanha com veiculação do vídeo educativo em horário comercial de TVs em todo o país, veiculação de mensagens educativas em painéis luminosos das concessionárias de rodovias em vários estados brasileiros, estações de trens e metrôs, além de ações em universidades, empresas, unidades de saúde, praças públicas, escolas de ensino fundamental e médio etc.
A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia. Mas o Brasil é o primeiro em taxa de detecção, com maior número de casos diagnosticados a cada 100.000 pessoas.
A SBH pede esforço dos formadores de opinião para que divulguem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo como sinal de alerta contra a doença no mês de janeiro e compartilhar a hastag #todoscontraahanseniase .
Siga https://www.instagram.com/_todoscontraahanseniase/
Cenário da hanseníase no país
Por ano, cerca de 30.000 novos casos de hanseníase são diagnosticados no Brasil – número próximo às notificações de casos novos de HIV e AIDS. A SBH estima que o país tenha, na realidade, de três a cinco vezes mais casos da doença, que é subdiagnosticada. São vários os motivos que levam a isso: a doença foi esquecida, as universidades deixaram de abordar a hanseníase na formação dos profissionais de saúde, a doença é confundida com várias outras e, por isso, não são raros os casos de pacientes que recebem diferentes diagnósticos por muitos anos enquanto a doença avança. É preocupante o número de diagnósticos tardios no país, assim como o número de casos crianças de até 15 anos – o que indica que a criança está convivendo com familiares contaminados pelo bacilo causador da hanseníase.
SAIBA MAIS SOBRE A HANSENÍASE
O que é hanseníase?
É uma doença infecciosa e contagiosa, que afeta os nervos, pode provocar o surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sentir (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.
De onde vem a doença?
A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).
Como é feito o diagnóstico da hanseníase?
O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. A doença pode ser diagnosticada em uma consulta médica em consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). O serviço público de saúde em todo o Brasil oferece gratuitamente o tratamento. Importante: todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas.
Hanseníase tem cura?
Sim, a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente em tratamento não transmite mais a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.
Sobre a miss
Apaixonada por artes e livros, a jovem modelo também é bailarina, cantora e pianista, fluente em inglês e espanhol, e está aprendendo os idiomas francês e japonês. A grande inspiração de Khrystma Siberth é a Miss Ucrânia Victoria Apanasenko.
Miss Supranational
Miss Supranacional é um concurso de beleza feminino internacional de grande abrangência realizado anualmente na Polônia. Mais de oitenta países com suas respectivas representantes nacionais competem todos os anos pela coroa. O Miss Brasil Supranational coroa uma candidata brasileira para que a mesma dispute o concurso internacional.
Contato para Imprensa:
Assessoria de Imprensa Castello Connection
(92) 99985-0082 / castellocomunicacao.edu@gmail.com