Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Miss Rondônia participa de votação popular e ‘Projeto todos contra a Hanseníase’

Miss Supranacional é um concurso de beleza feminino internacional de grande abrangência realizado anualmente na Polônia.

Foto: divulgação

Foi dada a largada em busca da classificação pelo voto popular do concurso Miss Supranational 2024.

A miss e internacionalista Khrystma Siberth, representante do estado de Rondônia conta com o apoio dos torcedores para a votação a partir desta quarta-feira(01/11), mês que antecede a realização do concurso em Machadinho, Rio Grande do Sul.

O Concurso Nacional de Beleza é o responsável por 7 maiores concursos de beleza do brasil e quando você vota na Miss Favorita, ainda apoia com 5% dos votos para a Instituição de cada competição.

A SBH lançou, em 2015, a campanha TODOS CONTRA A HANSENÍASE, em Ribeirão Preto-SP. O objetivo é abrir um canal de diálogo maior com a comunidade, em todo o país, para orientar sobre a doença.

Os votos podem ser realizados por meio do site :
https://www.votecnb.com.br/product-page/khrystma-siberth

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês Janeiro Roxo para ações de alerta e conscientização sobre a hanseníase.

A SBH, desde 2015, vem ampliando a campanha com veiculação do vídeo educativo em horário comercial de TVs em todo o país, veiculação de mensagens educativas em painéis luminosos das concessionárias de rodovias em vários estados brasileiros, estações de trens e metrôs, além de ações em universidades, empresas, unidades de saúde, praças públicas, escolas de ensino fundamental e médio etc.

A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia. Mas o Brasil é o primeiro em taxa de detecção, com maior número de casos diagnosticados a cada 100.000 pessoas.

A SBH pede esforço dos formadores de opinião para que divulguem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo como sinal de alerta contra a doença no mês de janeiro e compartilhar a hastag #todoscontraahanseniase .

Siga https://www.instagram.com/_todoscontraahanseniase/

Cenário da hanseníase no país

Por ano, cerca de 30.000 novos casos de hanseníase são diagnosticados no Brasil – número próximo às notificações de casos novos de HIV e AIDS. A SBH estima que o país tenha, na realidade, de três a cinco vezes mais casos da doença, que é subdiagnosticada. São vários os motivos que levam a isso: a doença foi esquecida, as universidades deixaram de abordar a hanseníase na formação dos profissionais de saúde, a doença é confundida com várias outras e, por isso, não são raros os casos de pacientes que recebem diferentes diagnósticos por muitos anos enquanto a doença avança. É preocupante o número de diagnósticos tardios no país, assim como o número de casos crianças de até 15 anos – o que indica que a criança está convivendo com familiares contaminados pelo bacilo causador da hanseníase.

SAIBA MAIS SOBRE A HANSENÍASE

O que é hanseníase?

É uma doença infecciosa e contagiosa, que afeta os nervos, pode provocar o surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sentir (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

De onde vem a doença?

A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).

Como é feito o diagnóstico da hanseníase?

O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. A doença pode ser diagnosticada em uma consulta médica em consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). O serviço público de saúde em todo o Brasil oferece gratuitamente o tratamento. Importante: todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas.

Hanseníase tem cura?

Sim, a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente em tratamento não transmite mais a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

Sobre a miss

Apaixonada por artes e livros, a jovem modelo também é bailarina, cantora e pianista, fluente em inglês e espanhol, e está aprendendo os idiomas francês e japonês. A grande inspiração de Khrystma Siberth é a Miss Ucrânia Victoria Apanasenko.

Miss Supranational

Miss Supranacional é um concurso de beleza feminino internacional de grande abrangência realizado anualmente na Polônia. Mais de oitenta países com suas respectivas representantes nacionais competem todos os anos pela coroa. O Miss Brasil Supranational coroa uma candidata brasileira para que a mesma dispute o concurso internacional.

Contato para Imprensa:

Assessoria de Imprensa Castello Connection
(92) 99985-0082 / castellocomunicacao.edu@gmail.com

Relacionados

Prefeito de Itacoatiara é notificado pelo MP-AM para regularização de medicamentos em Caps

Redação

MPF recomenda suspensão imediata de requerimentos e de licenças de mineração na calha do Rio Juruá

Redação

Em cinco dias, 31 balsas usadas no garimpo ilegal no Amazonas são destruídas

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais