Os moradores do bairro Novo Aleixo, na zona Leste de Manaus, enfrentam um problema persistente: uma lixeira viciada na rua Indiara, nas proximidades de um igarapé, localizada naquele bairro. Conforme os moradores, a situação já se arrasta há pelo menos três meses e tem causado uma série de transtornos à população local.
De acordo com relatos dos moradores, o local tem sido utilizado como ponto de descarte irregular de lixo, e as consequências têm sido o mau cheiro, obstrução da rua, além de preocupações com relação aos impactos ambientais e proliferação de doenças por conta da presença de mosquitos e roedores.
“O pessoal vem e joga as coisas aí, jogam lixo, e aí o pessoal que faz venda de material reciclado e outras coisas, eles retiram o que precisam e deixam o restante aí, tem vizinhos que trazem também e deixam aí. É um transtorno muito grande, tem rato, tem vidro e o mau cheiro por causa do igarapé, quando chove muito, transborda, porque a água não tem como escoar”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
Os moradores afirmam que já entraram em contato com as autoridades responsáveis diversas vezes, mas até agora, nenhuma solução efetiva foi apresentada. Eles temem se identificar para denunciar a situação, afirmando que o local também é um ponto de venda de drogas.
“Algumas vezes vieram algumas pessoas de outros órgãos, já teve até pessoal da prefeitura que veio aqui, eles bateram foto e tudo, e nada de resolver. Moradores já denunciaram aí, mas não teve nenhuma resposta para resolver a situação. O mau cheiro na rua é horrível, é complicado para as crianças que fazem atividade aí, dividem a rua, aliás, não tem mais nem calçada para andar, é realmente complicada a situação”, relatou a moradora.
A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e perguntou se o órgão está ciente da situação e se serão realizadas ações de fiscalização e limpeza na área. A reportagem também questionou se há um prazo para a resolução do problema e aguarda posicionamento.
*Fonte: Acrítica