A atriz e comediante Berta Loran morreu na madrugada desta segunda-feira (29), aos 99 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa D’Or, onde ela estava internada.
Em nota, a instituição lamentou a perda e informou não ter autorização da família para divulgar detalhes sobre a causa da morte.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta veio ainda criança para o Brasil com a família, fugindo do nazismo. No Rio de Janeiro, iniciou a carreira no teatro. Nos anos 1940, casou-se e viveu na Argentina e em Portugal, onde conquistou sucesso como atriz. De volta ao Brasil em 1950, separou-se do primeiro marido e deu continuidade à trajetória artística.
Em 2016, o livro Berta Loran: 90 anos de humor, de João Luiz Azevedo, relembrou episódios marcantes da vida da atriz, incluindo os desafios pessoais e os casamentos. Ela não teve filhos e, ao longo da vida, manteve relacionamentos duradouros, sendo o último com Claudionor Vergueiro, com quem se casou em 2017.
Na televisão, participou de produções marcantes como Planeta dos Homens (1976), Viva o Gordo (1981), Guerra dos Sexos (1983), Escolinha do Professor Raimundo (1990), Torre de Babel (1998) e Ciranda de Pedra (2008). Seus últimos trabalhos foram no humorístico Vai Que Cola (2018) e na novela A Dona do Pedaço (2019).
Nos últimos anos, Berta preferiu se afastar da mídia e recusou convites para entrevistas, mantendo a vida pessoal em maior reserva.

 

