Ivan Guimarães, radialista e ex-dirigente de São Raimundo e da Federação Amazonense de Futebol (FAF), morreu na tarde desta terça-feira (4), aos 67 anos. Ivan estava internado desde o dia 14 de janeiro no Hospital Rio Negro. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Nas redes sociais, o São Raimundo lamentou a morte do ex-dirigente.
“A diretoria de futebol do São Raimundo Esporte Clube informa, com muito pesar, o falecimento do ex-diretor Ivan Guimarães. Guimarães, diretor de futebol do clube entre 1996 e 2007, participou ativamente do período áureo do clube, com cinco títulos estaduais, três Copas Norte e inúmeros sucessos de bilheteria. Desejamos força aos amigos, familiares e ao seu filho, o árbitro e ex-atleta Ivan Guimarães Júnior. Descanse em paz”, lamentou o perfil oficial do São Raimundo.
O Manaus FC também emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Ivan Guimarães e destacou seu trabalho “memorável” no futebol amazonense.
“O Manaus Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do jornalista e desportista Ivan Guimarães, ocorrida nesta terça-feira (4), aos 67 anos.Ivan foi responsável por um trabalho memorável no futebol amazonense e na Federação Amazonense de Futebol (FAF).Que Deus possa consolar todos os amigos e familiares, neste momento de perda irreparável”, diz a nota.
Trajetória
Ivan Guimarães iniciou sua carreira como radialista, com passagens pelas rádios Baré e Rio Mar. Mas foi no futebol amazonense, que Ivan ganhou destaque, principalmente como dirigente do São Raimundo no final dos anos de 1990.
Após sair do Nacional, Ivan uniu-se ao político Manoel do Carmo Chaves, conhecido como ‘Maneca’, e ao técnico Aderbal Lana para conduzir o Tufão da Colina a uma das fases mais vitoriosas de sua história.
Durante sua trajetória no São Raimundo, Ivan conquistou cinco títulos estaduais (97,98,99,04 e 06), foi tricampeão da Copa Norte (99,00 e 01) e o vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Fluminense e que levou o São Raimundo a sete anos consecutivos na disputa da Série B do Brasileirão.
Além do Tufão, Ivan foi dirigente do Nacional e de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF). Ele também foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Amazonas (ACLEA) e, nos últimos anos, chefiava o departamento de esportes da Rádio Rio Mar, onde trabalhava como apresentador e comentarista.
*Fonte: D24am