Portal Castello Connection
Destaques

Morre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, aos 81 anos

Salgado sofria de um distúrbio sanguíneo causado por malária contraída na Indonésia e que não conseguiu tratar adequadamente

(Foto: Reprodução/Instagram)

Morreu, aos 81 anos, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos nomes mais reconhecidos da fotografia documental no mundo. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, ONG fundada por ele e sua esposa, Lélia Wanick Salgado.

Salgado sofria de um distúrbio sanguíneo causado por malária contraída na Indonésia e que não conseguiu tratar adequadamente. Em 2024, havia anunciado sua aposentadoria do trabalho de campo devido às sequelas deixadas por anos atuando em áreas de conflito e locais inóspitos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Mineiro de Aimorés, Salgado começou sua trajetória como economista e virou fotógrafo nos anos 1970. Tornou-se conhecido pelos registros em preto e branco de trabalhadores, povos migrantes e regiões ameaçadas ambientalmente. Projetos como Trabalhadores, Êxodos e Gênesis o consagraram internacionalmente.

Ao lado de Lélia, criou o Instituto Terra em 1998, dedicado à recuperação da Mata Atlântica. O projeto transformou áreas devastadas em reserva ambiental, ganhando reconhecimento global.

Salgado percorreu mais de 120 países, deixando um acervo de imagens que documentam a condição humana e a urgência da preservação do planeta.

*Com informações G1

Relacionados

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

VÍDEOS: Ônibus pega fogo na ponte Rio Negro, em Manaus

Ingrid Galvão

Trecho de ligação entre a avenida Autaz Mirim e a Solimões será interditado para obras de gás

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais