Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Movimento LGBTQIA+ do Amazonas vai inaugurar sede em Manaus

A casa vai ficar na rua Santa Tereza, bairro Santa Luzia, na Zona Sul.

(Foto: Divulgação)

O Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas inaugura no próximo dia 22 de dezembro, as 9h, sua sede localizada na rua Santa Tereza, bairro Santa Luzia, na Zona Sul. A realização ocorre em parceria com o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e contará com a presença de autoridades, como secretários municipais, estaduais e parlamentares.

“O Instituto da Diversidade LGBTQIA+, do Amazonas, fundado em 9 de junho de 2009 é a integração da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Manaus, que há 20 anos leva informação, cultura, prevenção e cidadania para a população LGBTQIA+ de Manaus”, conta a presidente do Instituto, Bruna La Close.

O Instituto ID+AM nasce com a pluralidade social e demandas da população LGBTQIA+, da capital amazonense, bem como do estado e do Prosamim, sendo uma das referências sociais da luta.

O ID+AM foi instituído em de 20 de janeiro de 2023, e é um instrumento de formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+, elaborado a partir do reconhecimento das demandas apresentadas por essa população, que historicamente é alvo das mais diversas formas de violência, o que coloca em condição de extrema vulnerabilidade e risco social.

O movimento tem como objetivos:
1- Orientar a execução das políticas públicas municipais e estaduais, bem como de combate às desigualdades, ao preconceito e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
2. Promover a cidadania dos direitos humanos, primando pela intersetorialidade e a transversalidade da proposição e implementação dessas políticas.
3. Promover à população LGBTQIA+, os direitos fundamentais de inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, conforme artigo 5 da Constituição Federal.
4. Promover à população LGBT a garantia de direitos sociais e o acesso com qualidade a serviços públicos.
5. Trabalhar na prevenção da saúde IST HIV AIDS.
6. Promoção da cidadania entre parceiros do Estado e municípios de Manaus.

“Somado a isto, no dia do evento de lançamento, ocorrerá a ação de cidadania que terá como serviços oferecidos: atendimento jurídico; atendimento psicológico; assistência social; serviço para emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento; emissão de CPF; Crédito Rosa (Crédito para mulheres empreendedoras); corte de cabelo masculino e feminino; esmalteria; tranças e penteados; designer de sobrancelhas, maquiagem. Todos estão convidados para comemorar conosco este novo momento do nosso movimento na cidade”, convidou La Close.

 

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Manaus será sede do ‘CPAC Brasil 2025’, maior evento conservador do mundo

Redação

Pé-de-Meia: pagamentos de R$1.200 aos estudantes vão até quinta-feira

Governo manda projeto de descontos para quitação de dívidas com a Afeam

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais