Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Na FCecon, ciclo de palestras aborda atuação da psicologia no tratamento do câncer

Atividade ocorre durante a manhã e a tarde desta terça, no auditório Dr. João Batista Baldino, na Fundação

Foto: Ludmila Dias/FCecon

Um ciclo de palestras aborda, nesta terça-feira (22/08), temas ligados à importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O evento é realizado em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto.

A atividade ocorre durante a manhã e a tarde desta terça, no auditório Dr. João Batista Baldino, na Fundação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo a gerente do serviço de Psicologia da FCecon, psicóloga Graciete Carneiro, o ciclo de palestras leva conhecimento na área da psico-oncologia a profissionais e acadêmicos da área da saúde.

A área da psico-oncologia é relativamente nova, tem cerca de 20 anos no Brasil e foi criada para mostrar que o tratamento do câncer precisa ser multiprofissional, atendendo não somente às questões físicas, mas também às psicológicas, sociais e emocionais.

“O atendimento era centrado na questão biológica. Mas a doença não vem somente do físico, ela tem vários fatores. Quando foram identificados esses fatores, baseados em pesquisas, verificou-se que o paciente não poderia ser atendido somente por médicos. Era preciso de um atendimento multiprofissional, o atendimento precisava ser bio-psico-social. E agora também tem o espiritual”, explica Carneiro.

A psico-oncologia oferece o apoio psicológico profissional ao paciente e à sua família, dando suporte para o enfrentamento ao câncer, melhorando a qualidade de vida desde o diagnóstico ao transcorrer do tratamento.

Esse serviço foi implantado na FCecon no ano de 1999. Atualmente, o serviço de Psicologia dá suporte a pacientes e seus familiares através do atendimento ambulatorial, também nas enfermarias, nos serviços de quimioterapia, de radioterapia e no serviço de urgência.

Palestras

Durante o ciclo de palestras, são abordados temas como: os desafios e o enfrentamento ao câncer; o pacto do silêncio: estratégias de intervenção; o contato com a morte de pacientes no serviço de oncologia hospitalar; a importância da interconsulta na oncopediatria; e câncer: em encontro resiliente entre vida e morte.

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais