Portal Castello Connection
Política

Nova lei amplia acesso à reconstrução de mama no SUS e nos planos de saúde

Até então, o SUS oferecia esse tipo de procedimento apenas para pacientes com mutilações decorrentes do tratamento de câncer.

(Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia)

Mulheres que sofreram mutilação total ou parcial das mamas, independentemente da causa, passam a ter direito à cirurgia reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação está prevista na Lei 15.171/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta-feira (17) e publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (18). A norma entra em vigor em quatro meses.

Até então, o SUS oferecia esse tipo de procedimento apenas para pacientes com mutilações decorrentes do tratamento de câncer. Com a nova lei, o direito é estendido a qualquer situação que envolva a perda parcial ou total da mama.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Além da cirurgia reparadora, a legislação também garante acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às mulheres afetadas.

Planos de saúde
A medida também impacta os planos de saúde privados, que passam a ser obrigados a cobrir o procedimento nos mesmos casos. A lei prevê ainda a reconstrução simultânea ou imediata da mama, quando a mutilação for causada por intervenção cirúrgica, exceto em casos com contraindicação médica.

A nova norma tem origem no Projeto de Lei 2291/23, apresentado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). O texto passou pelo Senado e foi aprovado na Câmara antes da sanção. A lei altera dispositivos das leis 9.797/99 (que trata do tema no SUS) e 9.656/98 (sobre os planos e seguros de saúde).

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais