O tráfego de veículos na nova ponte sobre o Rio Curuçá, localizada na BR-319, foi oficialmente liberado nesta segunda-feira (29), marcando exatamente três anos e um dia após o colapso da antiga estrutura.
A inauguração do novo trecho deve melhorar significativamente a mobilidade nos dois sentidos da rodovia, que representa a única conexão terrestre entre o estado do Amazonas, Rondônia e outras regiões do país.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O desabamento da ponte anterior ocorreu em 28 de setembro de 2022, resultando na morte de cinco pessoas e deixando mais de dez feridos. Durante o incidente, veículos foram lançados no rio. Para garantir o tráfego na região, uma estrutura provisória foi montada emergencialmente no local. Informações apontam que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já tinha conhecimento dos riscos nas pontes da área desde 2021.
A liberação da nova ponte aconteceu por volta das 10h da manhã, sem cerimônia oficial ou participação de autoridades. Técnicos do DNIT apenas removeram os cones que bloqueavam o acesso nas cabeceiras e, em seguida, liberaram a passagem para carros e motos.
A nova estrutura, localizada no quilômetro 23 da rodovia federal, possui 150 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamento e passarela sinalizada na lateral.
A ponte, que teve investimento total de R$ 28,4 milhões, enfrentou desafios de engenharia como a subida e descida das águas e a execução de um acesso lateral com aterro e balsa para manter o fluxo de veículos durante as obras.
*Com informações do G1

 

