Uma nova cepa da Covid-19, conhecida como “variante da rouquidão” devido aos sintomas distintos, como rouquidão, tosse e cansaço, começa a gerar preocupação entre as autoridades de saúde no Piauí, especialmente com o aumento de internações. O primeiro óbito associado à variante foi registrado na última quinta-feira (11), no município de Oeiras.
De acordo com Marylane Oliveira, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), das 42 amostras analisadas no estado, 21 apresentaram resultados positivos para a nova cepa.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão abastecidas com testes rápidos gratuitos, disponíveis na rede pública. A recomendação das autoridades é que o exame seja realizado até 72 horas após o início dos sintomas, para garantir maior precisão no diagnóstico.
“Já foram identificados casos no Rio de Janeiro, mais recentemente no Ceará e agora no Piauí. Entre os sintomas mais comuns da variante da rouquidão estão rouquidão, tosse, dor de garganta e cansaço”, explica Marylane.