O Boi Garantido encerrou nesta quinta-feira (20), os três dias de ensaio técnico de arena, realizado dentro do Curral Lindolfo Monteverde, como preparação para o 57º Festival Folclórico de Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus). Os levantadores de toadas Sebastião Jr e David Assayag dividiram os vocais durante a noite. O apresentador Israel Paulain reforçou que o espetáculo “Segredos do Coração” está pronto.
“O Garantido vive um novo momento. Estamos revivendo o que sempre fomos e foi um clima maravilhoso. O espetáculo está pronto, inclusive, alegoricamente. Os três ensaios aqui fantásticos. A nossa projeção é que tudo se materializa na área e a gente consiga encantar a todos que assistirão, especialmente os jurados. E retome para a baixa do São José com o título do festival. É o 33º do maio campeão da história”, disse Paulain.
O amo do Boi, João Paulo Farias, com uma bandeira com o rosto do próprio tio e ex-apresentador, Paulinho Farias, entrou no curral para o último ensaio antes do festival. “O Garantido está pronto. Cumprimos o nosso papel aqui no curral. A galera compareceu e estamos prontos. Se o festival fosse daqui 15 minutos, o Garantido estava pronto para comparecer”, disse.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A porta-estandarte Livia Cristina foi a primeira item feminina a evoluir no curral, ao som da toada Legião Vermelha (2019).
“Foi maravilhoso. Eu amei. Foi uma experiência única e incrível. Nós sabemos como vamos entrar na arena: forte e muito unidos”, disse. Edilene Tavares, rainha do folclore, deu seguimento ao bloco de exaltação folclórica do bumbá. “Hoje foi maravilhoso. Melhor vai ser na arena”, disse Tavares.
Toadas deste ano para o momento galera foram executadas para subir o clima do ensaio, com destaque para: Perreches da Puraca, Boi é Raiz, Ogiva de Amor e Vermelhou Geral. Outro destaque foi o novo casal pai Francisco e Mãe Catirina, interpretados por Fernando Tenório e Lara Monteverde, bisneta de Lindolfo Monteverde. Os dois se divertiam na arena e entregaram sintonia, simpatia e comprometimento com os personagens do Auto do Boi.
Valentina Coimbra, sinhazinha do Boi Garantido, vestida em tons de ouro surgiu no centro do bailado corrido para evoluir junto do bumbá. “Esses três ensaios foram espetaculares. Algumas pequenas coisas para serem acertadas. Mas o ensaio serve para isso e estamos preparados. A minha expectativa são as melhores e o Garantido já está em clima de vitória. E se Deus quiser seremos campeões”, disse.
Denilson Piçanã conduziu a evolução do Garantido com um pout-pourri de Quinta Evolução (1999), Terceira Evolução (1997) e Quarta Evolução (1998). Com a toada Dança do Fogo (2006) os tuxauas Arthur Monteverde, Davi Assayag e Joseph Azevedo com tacapes de fogo conduziram os povos indígenas coreografados. Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi Garantido, surgiu após a lenda indígena “Uirapuru, o canto de esperança (2020)”.
Jeroky Kaiowá foi o ritual da noite. O pajé Adriano Paketá evoluiu em seguida com a toada O-Baiá. “A avaliação com certeza é positiva. Tivemos três grandes ensaios para ajustar e definir algumas coisas a fazer na arena. Agora vamos afinar o que falta como toadas. Isso é questão de arena e fazer o melhor. O Garantido vem inovador e emocionante como sempre. Certamente seremos campeões”, disse Paketá.
Maria do Carmo Monteverde, 85 anos, compareceu na noite de ensaio. E na apoteose no final do ensaio, a batucada seguiu para fora do Curral Lindolfo Monteverde e a filha de Lindolfo Monteverde seguiu junto confiante na vitória do boi Garantido. “Vamos ser campões, se Deus quiser”, disse. O próximo ensaio aberto ao público do bumbá será no domingo (24) dentro do Bumbódromo, a partir das 20h.
*Fonte: Acrítica