Portal Castello Connection
CidadeDestaques

Novos armamentos e portes são entregues a Guarda Municipal de Manaus nesta quinta-feira

Os guardas receberam pistolas Taurus TS9, calibre 9 milímetros, consideradas modernas, seguras e eficientes. Entrega faz parte de um cronograma que prevê a distribuição de mais 50 portes e armamentos.

Foto: Nilton Ricardo

A Prefeitura de Manaus entregou nessa quinta-feira (27) 50 portes de arma e 50 armamentos aos novos guardas municipais. A meta da prefeitura é chegar a 1.000 guardas municipais, a maioria armada, até o final do mandato.

O secretário municipal de Segurança, Alberto de Siqueira destacou a parceria com a Polícia Federal, responsável pela autorização dos portes, e agradeceu ao prefeito pela “ousadia” em transformar a Guarda Municipal, que antes tinha um papel mais voltado à proteção patrimonial.

“Hoje nós estamos recebendo o porte de arma de fogo de 50 guardas dos 226 recém-nomeados. Esses 50 agentes já começam o trabalho hoje, no patrulhamento do Centro da cidade”, completou.

Os guardas municipais receberam pistolas Taurus TS9, calibre 9 milímetros, consideradas modernas, seguras e eficientes. A entrega faz parte de um cronograma que prevê a distribuição de mais 50 portes e armamentos na segunda-feira, 1º de março, e a finalização do processo com os 126 restantes na sexta-feira, 5 de março. Ao todo, 226 agentes serão equipados.

O prefeito David Almeida ressaltou que a segurança pública é um dos maiores desafios de Manaus, mesmo sendo uma responsabilidade prioritária do governo estadual.

“A prefeitura não se esquiva de fazer seu trabalho e seu investimento. A decisão de armar a Guarda Municipal partiu de um episódio em que dois agentes presenciaram a depredação da Praça das Letras, mas não puderam agir por falta de equipamento. Naquele dia, eu tomei a decisão de mudar a realidade da Guarda Municipal”, relembrou.

O prefeito de Manaus também destacou os avanços na corporação, que passou de duas viaturas para mais de 100 veículos e conta agora com 111 guardas armados e treinados.”Nós temos armas letais, menos letais, submetralhadoras e carabinas. Estamos preparados”, declarou.

O prefeito ainda anunciou a construção de um quartel para a Guarda Municipal, com academia inclusa, e a ampliação do uso de câmeras de reconhecimento facial.

“Até o final do ano, teremos 350 novos agentes, somando-se aos 350 que já temos. Vamos dar nossa contribuição para a segurança de Manaus, mesmo não sendo da nossa competência”, concluiu Almeida.
*Fonte: Acrítica

Relacionados

Saque-aniversário: futuros demitidos continuam com FGTS bloqueado

Redação

Confira esquema especial de trânsito e transporte para carnaval dos blocos

Redação

No Carnaval, prefeito, vice e presidente da CMM saem de Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais