Portal Castello Connection
Mundo

Núcleo da Terra parou de girar e pode afetar a vida na superfície, aponta estudo

Impactos poderão ser observados em mudanças no clima e nos horários do dia.

Foto: Reprodução

A nossa realidade pode ser afetada caso o núcleo da Terra pare de girar? Um estudo realizado pela Universidade de Pequim, na China, identificou que o núcleo interno do planeta pode ter desacelerado, parado e até mesmo invertido sua rotação.

Os pesquisadores afirmam que esse fenômeno é comum e vem acontecendo em ciclos. Alguns efeitos da desaceleração podem influenciar diversos fenômenos, como o clima e as horas do dia.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Por que o núcleo da Terra parou de girar?

Além de ser uma esfera sólida de ferro e níquel, o núcleo da Terra é cercado por um líquido externo. Sua rotação é influenciada pela interação entre o campo magnético e as forças gravitacionais do manto terrestre. Variações nesse equilíbrio podem causar oscilações na rotação do núcleo.

Os sismólogos da universidade chegaram a essa conclusão após analisarem os dados de terremotos ocorridos entre 1990 e 2021, comparando a diferença no tempo de propagação das ondas sísmicas que atravessam o núcleo da Terra.

Segundo um estudo publicado na Nature Geoscience, não é a primeira vez que pausas na rotação do núcleo da Terra ocorrem. Em 1970, esse fenômeno também foi registrado, levando os pesquisadores a acreditar que existe um ciclo de 70 anos entre as pausas de rotação

Os estudos indicam que, até 2009, o núcleo girava mais rápido que a superfície terrestre. Porém, após esse período a rotação começou a desacelerar e pode ter chegado a uma pausa.

A pausa pode influenciar a vida no planeta?

Embora assuste, o impacto da pausa na rotação do núcleo da Terra é considerado leve, podendo influenciar os processos geológicos e climáticos a longo prazo. A pausa também pode alterar o campo magnético da Terra, responsável por proteger o planeta da radiação solar e por auxiliar no funcionamento de sistemas de navegação e comunicação.

Também pode ocorrer alteração na duração dos dias, no entanto, é imperceptível, pois essas variações, segundo os autores, ocorrem na escala de milissegundos e são detectáveis apenas por instrumentos de alta precisão.

Segundo especialistas, um dos fatores que podem estar interferindo na interação entre o núcleo e o manto são as dinâmicas terrestres (processos que ocorrem no interior e na superfície do planeta), afetando atividades sísmicas e a movimentação das placas tectônicas.

*Fonte: D24am

Relacionados

Suspeito de matar ativista pró-Trump é preso em Utah

Ingrid Galvão

Tarifaço: Missão empresarial aos EUA foi “positiva”, avalia presidente da CNI

Brasil 61

“Empresas americanas se beneficiaram das políticas brasileiras”, afirma embaixador em audiência nos EUA

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais