Portal Castello Connection
Amazonas

Oficina de Língua Nheengatu reúne professores indígenas em formação

O objetivo da oficina é fortalecer as práticas de alfabetização e fortalecimento linguístico.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta quinta-feira, 28/8, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, a “Oficina da Língua Nheengatu”, voltada para professores indígenas das Escolas Indígenas Municipais (EIMs) e dos Espaços de Estudos da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígena (EELMCTIs).

O objetivo da oficina é fortalecer as práticas de alfabetização e letramento na língua nheengatu, além de promover a revitalização, manutenção e fortalecimento linguístico e cultural entre professores e comunidades indígenas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A ação integra as políticas educacionais de valorização das línguas indígenas e da cultura amazônica, e faz parte do projeto “Alfabetização e letramento bilíngue nas EIMs / Revitalização da língua materna nos EELMCTIs”, inserido no plano de Programas, Projetos e Ações 2025 da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).

O assessor pedagógico da GEEI, Matheus Santos, ressaltou a importância da iniciativa. “A língua nheengatu carrega a história de muitos povos. Trazer esta oficina para os professores é garantir que esse conhecimento continue vivo, sendo multiplicado dentro das salas de aula e nas comunidades. É mais do que ensinar uma língua, é fortalecer identidades”, disse.

 

Relacionados

Parque Cidade da Criança em Manaus terá creche e praça molhada

Thayná Sousa

Prefeitura inaugura três centros de assistência a pessoas que vivem na rua

Thayná Sousa

Aluno se joga do terceiro andar de escola em Iranduba

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais