Uma onça-pintada foi resgatada na manhã desta quarta-feira (1º/10) após passar horas nadando no Rio Negro, nas proximidades da Ponta Negra, em Manaus. O animal, que apresentava ferimentos, foi socorrido por agentes do Batalhão Ambiental com auxílio de uma boia para transporte até a margem.
Segundo informações, a onça tentava atravessar o rio, mas, ao se cansar, retornou e permaneceu cerca de oito horas dentro da água até ser localizada.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A deputada Joana Darc afirmou nas redes sociais que o felino foi atingido por, pelo menos, 30 projéteis espalhados pelo corpo, além de apresentar dentes quebrados, perda de sangue e sinais de debilidade. O animal, que é macho, foi encaminhado para atendimento veterinário, mas o estado de saúde não foi divulgado.
Na terça-feira (30/9), Joana Darc foi anunciada para assumir a recém-criada Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet). A pasta, instituída no início deste ano, terá como marco a inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, programada para sábado (4/10), em alusão ao Dia Mundial dos Animais.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com o governo, a nova estrutura será voltada, principalmente, ao atendimento de animais de famílias em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes não têm condições de arcar com serviços particulares.

 

