31.3 C
Manaus
25/02/2025
Portal Castello Connection
Saúde

OPAS e OMS pedem ações dos Governos contra a Dengue

Nas primeiras semanas de 2025 foram registrados em 23 países das Américas um total de 238.659 casos. O Brasil responde com 87% do total dos registros da doença.

Foto: Divulgação

A Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgaram alerta aos Estados-Membros e pedem atenção a possível aumento de casos de dengue nas Américas. OPAS e OMS defendem protocolos para   garantir o diagnóstico precoce e o atendimento oportuno de casos de dengue e outros arbovírus, a fim de prevenir situações graves e mortes associadas a essas doenças.

O alerta feito no dia 7 pelas duas organizações indica a ocorrência e a magnitude dos surtos de dengue geralmente estão associadas à introdução ou ao aumento da circulação de um sorotipo diferente daquele que predominava anteriormente em uma região afetada. Dado o risco de aumento da circulação do DENV-3 no hemisfério sul da Região das Américas durante o pico da temporada de dengue, a recomendação é para os governos desses países se anteciparam na adoção de medidas preventivas e de atenção aos doentes.

Informações da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgadas no dia 11, apontam que a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, possui quatro sorotipos, que vão do Denv-1 ao Denv-4. A imunidade contra um sorotipo protege a pessoa por toda a vida, mas infecções subsequentes por outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves.

O aparecimento ou aumento de um sorotipo que não era predominante em uma região pode levar a um maior número de casos, devido à maior suscetibilidade da população, adverte a ONU. O sorotipo Denv-3 foi identificado em vários países das Américas, incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.

Em 2024, a Argentina relatou sua circulação, marcando a introdução desse sorotipo no país. No ano passado, Brasil e Colômbia relataram aumento de casos associados ao Denv-3, principalmente entre crianças. O sorotipo também foi detectado em outras partes da América Central e do Caribe. A região das Américas registrou mais de 13 milhões de casos de dengue, dos quais 22.684 foram classificados como graves e 8.186 resultaram em mortes.

Nas primeiras semanas de 2025 foram registrados em 23 países das Américas um total de 238.659 casos.  O Brasil responde com 87% do total dos registros da doença seguido pela Colômbia com 5,6%, e Nicarágua, Peru e México, todos com 2,5%. Desses casos, 263 foram graves e 23 pessoas morreram. OPAS/OMS recomenda campanhas de educação pública para reduzir a exposição a mosquitos vetores e eliminar criadouros também são consideradas essenciais pela agência.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Manaus ganhará três CAICs direcionados ao atendimento de crianças com TEA após articulação de Roberto Cidade

Redação

Maternidade Ana Braga atuará como centro de referência em métodos contraceptivos de longa duração

Redação

SUS incorpora vacina contra vírus sincicial respiratório

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais