Policiais militares da 2ª Companhia da Polícia Militar do município de Benjamin Constant (a 1.118 quilômetros de Manaus) desarticularam um grupo criminoso de piratas de rio. A ação resultou em três prisões e outros dois suspeitos mortos.
Os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, foram presos pelos crimes de disparo de arma de fogo contra policial, porte ilegal arma de fogo e pirataria. As prisões ocorreram por volta de 11h de domingo (2) no beco Anete Perez, bairro Agropalm.
A ação policial ocorreu após o 1° sargento M. Cesar e o cabo Alveris receberem um pedido para averiguar um local onde estava escondido um suposto foragido da justiça – ele teria escapado da Delegacia de Benjamin Constant.
As buscas ocorreram em uma área de mata, onde os policiais se depararam com quatro homens consumindo entorpecentes. Estes, ao avistarem a equipe, tentaram fugir, mas acabaram sendo alcançados e presos.
Os mesmos foram levados para o 51° Distrito Integrado de Polícia (DIP) da cidade, onde um dos homens declarou ser morador de Coari, e que seriam envolvidos com pirataria de rio, além de terem causado um tiroteio nas proximidades do município de Tonantins.
Os suspeitos também informaram que em outra residência estava alojada outra parte do grupo. Os policiais então foram até a residência e acabaram sendo surpreendidos por um homem atirando contra eles.
Um dos suspeitos entrou em luta corporal com o policial, na tentativa de sacar a arma do mesmo, quando um dos disparos o atingiu. Houve troca de tiros com os homens que estavam na casa, sendo estes feridos também. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que os levou para o Hospital Melvino de Jesus, mas não resistiram aos ferimentos.
De acordo com a polícia, na residência onde ocorreu o conflito, foi encontrado toda a materialidade logística, o que configura possível crime de pirataria. Foram apreendidos um drone com três baterias, um controle, uma pistola calibre 09 milímetros, 15 munições intactas, seis munições de fuzil 556, cinco rádios de comunicação HT’s, uma antena Star Link, 20 algemas plástica, três documentos estrangeiros de nacionalidade peruana e uma porção média de maconha tipo skank.
*Fonte: Acrítica