Portal Castello Connection
Polícia

Operação da PF destrói dragas e combate garimpo ilegal no Vale do Javari

A ação, que começou na última quinta-feira (24/4) e deve seguir até o início de maio, ocorre em parceria com o Ibama e a Funai.

(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. A ação, que começou na última quinta-feira (24/4) e deve seguir até o início de maio, ocorre em parceria com o Ibama e a Funai.

Nos primeiros dias da operação, 16 dragas e outros equipamentos de garimpo foram inutilizados. A PF também coletou informações de inteligência para identificar líderes e financiadores da atividade ilegal e suas possíveis conexões com o crime organizado.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de oito milhões e meio de hectares, e abriga a maior população de indígenas isolados do mundo. São aproximadamente sete mil indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.

De acordo com a Polícia Federal, o avanço do garimpo ilegal na região representa risco de contaminação por mercúrio e ameaça a cultura desses povos.

Com informações do G1.

 

Relacionados

Polícia Civil revela 1º caso de clonagem de biometria facial com IA no AM

Thayná Sousa

Interceptação da FAB apreende 380 kg de skunk no Amazonas

Ingrid Galvão

TJAM marca julgamento de recurso da defesa de mãe e irmão de Djidja Cardoso

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais