Portal Castello Connection
Polícia

Operação da PF destrói dragas e combate garimpo ilegal no Vale do Javari

A ação, que começou na última quinta-feira (24/4) e deve seguir até o início de maio, ocorre em parceria com o Ibama e a Funai.

(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. A ação, que começou na última quinta-feira (24/4) e deve seguir até o início de maio, ocorre em parceria com o Ibama e a Funai.

Nos primeiros dias da operação, 16 dragas e outros equipamentos de garimpo foram inutilizados. A PF também coletou informações de inteligência para identificar líderes e financiadores da atividade ilegal e suas possíveis conexões com o crime organizado.

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de oito milhões e meio de hectares, e abriga a maior população de indígenas isolados do mundo. São aproximadamente sete mil indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.

De acordo com a Polícia Federal, o avanço do garimpo ilegal na região representa risco de contaminação por mercúrio e ameaça a cultura desses povos.

Com informações do G1.

 

Relacionados

VÍDEO: Policial reage a assalto e suspeito morre em padaria na Zona Norte de SP

Ingrid Galvão

Com sinais de espancamento com bloco de concreto, homem é encontrado morto no bairro Cidade de Deus, em Manaus

Redação

Preso homem acusado de tentar matar ex-companheira a facadas em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais