Portal Castello Connection
Amazonas

Operação desarticula garimpo ilegal em três municípios do Amazonas

A Funai e o Exército garantiram a estrutura logística e a segurança das equipes durante a operação.

Entre os dias 25 de setembro e 8 de outubro, uma operação conjunta desmantelou diversos pontos de garimpo ilegal em rios localizados no interior do Amazonas, próximos a comunidades ribeirinhas e territórios indígenas dos municípios de São Paulo de Olivença, Amaturá e Santo Antônio do Içá.

O trabalho de fiscalização contou com o uso de imagens de satélite para localizar dragas, embarcações e acampamentos utilizados pelos garimpeiros. Durante a operação, os agentes destruíram balsas, motores, calhas de extração, bombas e grandes volumes de óleo diesel. Algumas das estruturas estavam escondidas em ramificações dos rios, conhecidas como “furos”, para tentar evitar a detecção.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Batizada de Operação Xapiri Wahanararai, a ação reuniu servidores da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do Exército Brasileiro e da Polícia Federal. De acordo com a Funai, a atuação também alcançou as Terras Indígenas Éware I e Éware II, onde vivem cerca de 3 mil indígenas das etnias Tikuna, Kokama e Kambeba.

O Ibama foi responsável por fornecer mapas atualizados e realizar o monitoramento aéreo com o uso de drones. Já a Polícia Federal atuou na fiscalização direta e no intercâmbio de dados de inteligência.

A Coordenação Regional Alto Rio Solimões, com sede em Tabatinga, acompanha e implementa medidas de proteção aos povos indígenas em uma área que abrange 16 municípios do estado e cerca de 85 mil indígenas de diferentes etnias. A ação integra uma série de medidas contínuas do governo federal para combater o garimpo ilegal na região amazônica.

Relacionados

Prefeito de Boa Vista do Ramos é internado após ser picado por aranha venenosa

Thayná Sousa

Cavalo é resgatado por bombeiros após cair em fossa no AM

Thayná Sousa

Motociclista fica ferido após colisão com ônibus em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais