Uma operação internacional derrubou mais de 30 serviços de streaming piratas usados em diversos países, incluindo o Brasil. A ação, deflagrada na Argentina no último sábado (1º/11), atingiu plataformas populares entre brasileiros, como My Family Cinema, TV Express e Eppi Cinema.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a operação teve início em setembro após decisão judicial movida pela Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (Alianza). A agência informou que não participou diretamente do processo, mas acompanha os resultados. Países como México e África do Sul também foram afetados.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Esses serviços abasteciam decodificadores e TV boxes ilegais conhecidos como gatonet que liberam acesso a filmes, séries e canais pagos sem autorização. Após o bloqueio, usuários relataram nas redes sociais a interrupção do serviço e pediram reembolso, alegando falta de aviso prévio.
O My Family Cinema chegou a enviar uma mensagem aos clientes informando o encerramento definitivo das atividades por “motivos de direitos autorais”.Desde 2023, a Anatel mantém um plano nacional para coibir o uso de dispositivos e serviços piratas. Entre outubro de 2018 e maio de 2025, foram apreendidos 1,5 milhão de aparelhos ilegais. O laboratório da agência também bloqueou 24,7 mil endereços IP e 4.428 domínios ligados à pirataria.
A Anatel reforça que o uso desses equipamentos representa riscos aos usuários, como roubo de dados, ataques cibernéticos e interferências em outros dispositivos conectados.
Com informações do Metrópoles.

