Na manhã desta quinta-feira (16/10), uma operação de reintegração de posse foi realizada para desocupar a comunidade indígena Nova Jerusalém, situada no km 2 da BR-174, em Manaus. A ação contou com o apoio de equipes da ROCAM e o uso de retroescavadeiras para a desobstrução da área.
De acordo com informações iniciais, a reintegração teve como objetivo retirar ocupações irregulares, recuperar uma área de proteção ambiental e conter os danos provocados pelo desmatamento e pelas construções clandestinas.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Essa é a quarta operação do tipo realizada na mesma região. Segundo relatos de moradores e testemunhas, cerca de 400 famílias já foram removidas de áreas ocupadas ilegalmente.
Durante a ação, houve tensão e confronto entre policiais e moradores da comunidade. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma casa de madeira sendo destruída pelo fogo. Ainda segundo relatos, um policial teria ficado ferido durante o conflito.
Uma viatura da Polícia Militar chegou a solicitar reforço à 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável pelo policiamento na área do Tarumã.

