Portal Castello Connection
Polícia

Operação Virtude: Amazonas fortalece ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Os trabalhos serão intensificados ao longo do mês de outubro, durante todo o período da campanha

(Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), anunciou nesta quarta-feira (1º/10) o início da Operação Virtude, que será executada ao longo do mês de outubro. O objetivo da operação é fortalecer as ações de combate aos crimes contra a pessoa idosa, a partir das denúncias recebidas pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.

A operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Estiveram presentes representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Fundação Dr. Thomas, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e a Defensoria Pública.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Conforme o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, todos que fazem parte do time de enfrentamento e de prevenção em crimes contra as pessoas idosas, devem se engajar para preservar suas dignidades. E o direito de ir e vir, o direito ao convívio saudável com os familiares. Hoje, 1º de outubro, é a data em que o Estatuto do Idoso, promulgado em 2003, foi sancionado e começa a Operação.

“A Polícia Civil vai cumprir o papel preventivo e repressivo. Iremos atuar tanto na capital quanto nos municípios, em forma conjunta, para que tenhamos sucesso. O respeito que nós oferecemos hoje é o respeito que receberemos amanhã. Cuidar dos nossos idosos é mais do que uma obrigação, é mais do que um direito deles, é um exercício de humanidade”, afirmou Bruno Fraga.

Segundo a delegada Larissa Barreto, da DECCI, a Operação Virtude é uma operação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa combater a violência contra a pessoa idosa. A operação será deflagrada durante todo o mês de outubro, com ações intensificadas voltadas para a proteção das pessoas idosas.

“Nossas equipes irão averiguar todas as denúncias recebidas. Também realizaremos ações educativas e preventivas, como campanhas, palestras e orientações em agências bancárias. Nosso objetivo é alertar a população idosa sobre golpes e violência financeira, que é uma das formas mais recorrentes de abuso”, destacou Larissa Barreto.

A delegada explicou que a violência contra a pessoa idosa é silenciosa e normalmente ocorre dentro de casa. “Portanto, tanto a Polícia Civil quanto a sociedade têm o dever de agir, ser a voz dessas pessoas e combater esses crimes”, completou.

O coronel André Ribeiro, representante da SSP-AM, afirmou que o portfólio de operações que o Ministério da Justiça coordena no Estado inclui a Operação Virtude, uma das mais importantes para a execução de ações efetivas. “A Secretaria de Segurança Pública não medirá esforços e utilizará toda sua estrutura para garantir que a operação, ao longo do mês, tenha resultados significativos, mas, principalmente, para levar dignidade a todos”, declarou.

“Todas as secretarias da pasta estarão presentes, como a de Inteligência, de Operações, a Secretaria de Ações Integradas da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi). Toda a estrutura estará voltada para apoiar a operação em benefício de todos os idosos. Neste mês de outubro, a Secretaria de Segurança, sob a determinação do nosso secretário, o ministro, estará totalmente voltada para as ações de proteção aos idosos”, concluiu.

Dados da DECCI

De janeiro a setembro deste ano, a especializada apurou mais de 1,4 mil denúncias, com mais de 3,5 mil Boletins de Ocorrência (BOs) registrados, 152 medidas protetivas deferidas, 445 Inquéritos Policiais (IPs) instaurados e remetidos à Justiça. Houve 59 flagrantes, 314 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) também instaurados e remetidos à Justiça. A delegacia solicitou 6 prisões, cumpriu oito mandados, 5 de busca e apreensão e obteve mais de 1,7 mil ordens de missão.

Denúncias

A DECCI está localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul. Contudo, os Boletins de Ocorrência podem ser registrados em qualquer unidade policial, ou ainda na Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Além disso, é possível realizar denúncias, de forma anônima, por meio dos seguintes números: 197 e (92) 3667-7575, disque-denúncia da PC-AM; 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), ou pelo Disque 100, dos Direitos Humanos.

Relacionados

Em Coari, Polícia Civil prende homem por abuso sexual contra filha de 11 anos e possível transmissão de IST

Thayná Sousa

Polícia Civil revela 1º caso de clonagem de biometria facial com IA no AM

Thayná Sousa

Interceptação da FAB apreende 380 kg de skunk no Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais