Portal Castello Connection
Brasil

Operadoras terão que identificar ligações de grandes empresas a partir de 15 de novembro, decide Anatel

(Foto: Reprodução/internet)

A partir do dia 15 de novembro, as operadoras de telefonia serão obrigadas a identificar para os clientes quando uma ligação for feita por empresas que realizam mais de 500 mil chamadas por mês. A medida foi decidida pelo Conselho Diretor da Anatel nesta terça-feira (4).

A decisão mantém o prazo original definido em agosto, após a agência rejeitar pedidos de mais tempo apresentados por entidades do setor, como a Telcomp, a TIM e o sindicato Conexis Brasil Digital. Segundo a Anatel, cerca de 350 grandes empresas que fazem alto volume de ligações serão afetadas pela mudança.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Essa identificação faz parte do novo sistema Origem Verificada, criado para substituir o antigo prefixo “0303”, que era usado em ligações de telemarketing. O sistema permite que o consumidor veja na tela do celular o nome, a logomarca e o motivo da chamada, além de confirmar se o número é verdadeiro.

De acordo com o conselheiro da Anatel, Edson Holanda, o prazo de 90 dias foi suficiente, já que a solução técnica está pronta e o número de empresas envolvidas é pequeno. Ele também afirmou que o retorno do prefixo 0303 não é uma boa opção, pois pode facilitar fraudes caso números falsos sejam usados sem autenticação.

O sistema Origem Verificada combina duas funções: autenticação e identificação. Na primeira, o número é checado para garantir que pertence mesmo à empresa que está ligando, o que ajuda a evitar golpes com números clonados — conhecidos como spoofing. Na segunda, o consumidor tem acesso às informações da empresa na tela, com um selo que comprova a autenticidade da chamada.

Relacionados

Felca depõe em caso que investiga Hytalo Santos e o marido por exploração sexual infantil

Ingrid Galvão

Loteria Federal muda horário dos sorteios; veja como ficam as apostas

Brasil 61

Mulheres jovens no Brasil têm visão mais progressista que os homens, aponta pesquisa

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais