Parlamentares da oposição no Congresso Nacional pretendem apresentar um requerimento para convocar José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnap), entidade investigada sob suspeita de envolvimento em fraudes contra aposentados e pensionistas. As informações foram divulgadas pela jornalista Julliana Lopes, no CNN Arena.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Apesar da intenção, líderes oposicionistas afirmam que o momento da convocação ainda não está definido. A estratégia é aguardar a coleta de documentos e provas para evitar que a comissão seja usada como palco de embates políticos sem respaldo consistente.
Entre as medidas em análise, estão pedidos de quebras de sigilo e solicitações de informações a órgãos públicos, que devem sustentar uma futura convocação. O foco, segundo os membros da CPMI, é avançar nas denúncias que envolvem entidades sindicais e possíveis conexões com beneficiários do sistema previdenciário.
A comissão foi criada para apurar irregularidades e fraudes no INSS.