Portal Castello Connection
Moda/Entretenimento

Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta nesta quinta (19) em Manaus

Turnê será encerrada com uma apresentação aberta ao público. David Assayag, Marcia Siqueira e Patrick Araújo farão participações especiais

Foto: Marina Andrade

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), um dos conjuntos sinfônicos mais tradicionais do País, se apresenta nesta quinta-feira (19), no Teatro ICBEU, como pare da turnê OSB Pelo Brasil – Festival Amazônico. No último dia 12, a orquestra se apresetou no Theatro da Paz, em Belém (PA). Entre as atividades estão aulas para estudantes de música dessas localidades, concertos didáticos para crianças e jovens de escolas públicas, interações com orquestra local, além de apresentações nas duas capitais.

A OSB está em Manaus desde o último sábado (14), para atividades com os músicos que ministraram aulas de instrumentos para estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do EStyado do Amazonas (UEA) e do Liceu Cláudio Santoro. Durante o período em grupos da orquestra realizaram dois concertos didáticos: na Escola de Educação Indígena da Aldeia Waikiru e no Centro de Formação Vida Alegre.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Além das atividades presenciais, a OSB também participou de ações online como concertos, palestras e workshops transmitidas pela plataforma Liceu On-line para mais de 27 municípios, vilas e comunidades do Estado.

A passagem da turnê pela capital amazonense será encerrada nesta quinta-feira (18), com uma apresentação aberta ao público, executado por um grupo de cordas e percussão sob regência do maestro Anderson Alves. Os cantores David Assayag, Marcia Siqueira e Patrick Araújo farão participações especiais. Será às 19h, no Teatro ICBEU, na Avenida Joaquim Nabuco, 1286 – Centro.

“Reconhecer o valor cultural da música popular e do nosso folclore é uma missão da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Assim, ir até o Norte do País com este repertório que reverencia nossas raízes nos deixa profundamente orgulhosos. Queremos propor ao público em geral um diálogo que envolve história e cultura local por meio da música sinfônica”, explica a vice-presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

Sobre a OSB

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Programa vale música

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.

 

*Com informações de D24 AM

Relacionados

Cristian Cravinhos nega cena de calcinha em Tremembé, mas roteirista rebate e diz que história é real

Ingrid Galvão

Dado Dolabella admite ter agredido Luana Piovani e diz que houve “agressões mútuas”

Ingrid Galvão

Michael Jackson lidera lista das celebridades mortas mais bem pagas pelo terceiro ano consecutivo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais