Com o Oscar 2024 se aproximando a maior premiação do Cinema ocorre no próximo dia 10 de março, os cinéfilos correm contra o tempo para maratonar e conferir todos os filmes indicados deste ano. Para ajudá-los nessa “árdua” tarefa, o BEM VIVER TV preparou uma lista com os principais concorrentes da noite e, o melhor, onde assisti-los.
Começando pelos serviços de streaming, Netflix, HBO, Prime Video, Star+, AppleTV+, Disney+ e Google Play possuem longas indicados à premiação em seus catálogos. Na Netflix, você confere “Maestro”, filme biográfico sobre a vida de Leonard Bernstein e que concorre a sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Ator e Atriz; e “Nyad”, baseado na história da nadadora norte-americana Diana Nyad e que disputa aos prêmios de Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.
Além das duas produções, estão disponíveis, também: “Rustin”, longa sobre o conselheiro de Martin Luther King Jr. durante o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos; “A sociedade da neve”, inspirado na história de sobrevivência de 29 passageiros de um voo que se chocou contra uma geleira nos Andes em 1972; “Nimona”, animação sobre uma adolescente com habilidades de transformação; e “O Conde”, filme distópico no qual o ditador chileno Augusto Pinochet é um vampiro solitário vivendo em um casarão abandonado.
Blockbusters
A HBO é casa de dois dos maiores sucessos de crítica e bilheteria do último ano: “Barbie” e “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, também indicados à estatueta do homem dourado. Dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, “Barbie” foi o grande fenômeno de 2023 e conquistou oito indicações, incluindo Melhor Filme.
Na trama, após sair da Barbielândia em busca de respostas, a boneca mais famosa do mundo se depara com a realidade vivida pelas mulheres. Ao todo, a produção arrecadou mais de US$1,4 bilhão nas bilheterias.
Um dos favoritos ao Oscar, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” foi indicado a Melhor Filme de Animação. Nele, após um reencontro com Gwen Stacy, Miles Morales é levado ao multiverso para proteger sua própria existência.
Biográfico
No Prime Vídeo, está disponível “Golda”, longa baseado em Golda Meir, a primeira-ministra israelense durante a Guerra do Yom Kippur, conflito que matou mais de dois mil soldados e feriu mais de 15 mil pessoas. Estrelado por Helen Mirren, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Cabelo e Maquiagem.
Ficção científica
Estrelado por John David Washington e Gemma Chan, a ficção científica “Resistência”, indicada a Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais, está disponível no Star+. O longa conta a história de uma guerra futurista entre humanos e robôs alimentados por inteligência artificial.
Scorsese
Drama histórico dirigido por Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores” é inspirado nos assassinatos que aconteceram em 1920 na aldeia indígena de Osage, onde ficava uma terra rica em petróleo, em Oklahoma. O filme recebeu nada menos que dez indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz e Ator Coadjuvante.
Diversão
Para a criançada, “Elementos”, indicado a Melhor Filme de Animação, está disponível no Disney+. Na produção, em uma cidade onde os habitantes são de fogo, água, terra e ar, uma jovem de fogo e um rapaz de água descobrem o quanto eles têm em comum.
Além da animação, você confere, também no streaming, “Guardiões da Galáxia Vol. 3” e “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”.
Favorito
Promessa de levar diversas estatuetas para casa, “Oppenheimer” é destaque no Google Play. Ao todo, o longa dirigido por Christopher Nolan obteve treze indicações, incluindo de Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante. A trama narra a vida do físico J. Robert Oppenheimer, líder da equipe de cientistas que desenvolveram a bomba atômica, e as consequências de suas ações.
Também disponível no streaming, “Napoleão”, indicado a três categorias – entre elas, a de Melhores Efeitos Visuais -, retrata a trajetória de Napoleão por meio do relacionamento com Josephine, seu grande amor.
Nos cinemas
Além dos serviços de streaming, os cinemas de Manaus também receberam filmes indicados ao Oscar. Entre os principais, estão: “Pobres Criaturas”, que recebeu a segunda estatueta de Melhor Atriz à Emma Stone; e “Zona de Interesse”, produção indicada a cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Filme Internacional.
O musical “A Cor Púrpura” e a animação “O Menino e a Garça” também estão com sessões nos cinemas da capital amazonense.
*Fonte: Acrítica