Portal Castello Connection
Saúde

Outubro Rosa 2025: FCecon destaca avanço da nova lei estadual de acesso à mamografia 

Campanha de combate ao câncer de mama alerta a população sobre a importância do diagnóstico precoce  

(Foto: Dreyceane Soares/FCecon)

Na abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2025, de combate ao câncer de mama, no Largo de São Vicente, nesta quarta-feira (01/10), no Centro de Manaus, a direção da A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), chama a atenção para os avanços na prevenção da doença com a Lei Estadual nº 7.770/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em 15 de setembro deste ano, que assegura às mulheres o direito de realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.

Organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), o lançamento da campanha contou com a participação de pacientes, voluntárias, representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, e da iniciativa privada. A abertura do Outubro Rosa incluiu a iluminação do espaço na cor rosa.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou a importância do movimento e o avanço na prevenção da doença com a Lei Estadual nº 7.770/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima, que assegura às mulheres o direito de realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.

“É uma vitória histórica para o nosso estado. O Outubro Rosa tem uma importância mundial ao alertar as mulheres para que façam a mamografia, anualmente, a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce é essencial para salvar vidas e possibilitar a cura dessas mulheres”, disse Mourão.

Números

No Amazonas, o câncer de mama é a segunda neoplasia maligna mais frequente na mulher. Para 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 500 novos casos da doença no Estado.

Tratamento

A Fundação Cecon é o hospital de referência na rede pública para o tratamento do câncer de mama. A unidade hospitalar disponibiliza o tripé do tratamento oncológico para todos os estágios da doença, que envolve a cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A FCecon dispõe, ainda, do Serviço de Navegação de Pacientes, exclusivo para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No setor, os enfermeiros e técnicos de enfermagem agilizam, organizam e priorizam o atendimento de casos graves. As mulheres são auxiliadas no agendamento de outras especialidades, como o serviço de Imagem, Oncologia clínica, Radioterapia e Serviço Social.

A paciente também tem o acompanhamento multiprofissional com fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

Relacionados

Amazonas terá novo mutirão de cirurgias de catarata

Thayná Sousa

Saúde apresenta atualização sobre Vírus Respiratórios no Amazonas

Thayná Sousa

Dengue, zika e chikungunya aumentam risco de complicações no parto, aponta estudo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais