Pacientes em estado grave foram transferidos do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto para outras unidades hospitalares após ficar sem energia elétrica por pelo menos duas horas e ficar sem sistema. Pacientes relatam momentos de desespero de funcionários que estavam em cirurgias e também na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que houve rompimento em uma tubulação da rede de distribuição de água. O líquido danificou instalações elétricas subterrâneas da unidade hospitalar, ocasionando a interrupção do abastecimento de energia da unidade.
Desespero
Um paciente do Hospital 28 de Agosto, que estava internado há 53 dias e iria receber alta no momento da queda de energia na unidade. Ele disse que o desespero tomou conta do quadro de funcionários e também de pacientes.
“Teve um estrondo e disseram que tinha sido o gerador que havia explodido. Os pacientes da UTI estavam tendo que descer pelas escadas e dava para escutar o choro de muitas pessoas, que estavam com medo que o pior acontecesse”, disse o paciente, que pediu para não ter o nome divulgado.
Rede normal
A Amazonas Energia, em nota, enfatizou que a falta de energia no Hospital 28 de Agosto não foi ocasionada por problemas na rede de distribuição, mas sim por questões internas do próprio hospital.
*Fonte: Acrítica