Portal Castello Connection
Saúde

Parintins 2023: higienizar as mãos de forma adequada é medida preventiva contra infecções durante o festival

Manter as mãos higienizadas deve ser hábito no cotidiano

(Foto: Anne Alves /Divulgação/FVS-RCP)

No 56º Festival Folclórico de Parintins, os cuidados com a saúde devem ser mantidos para se manter saudável e poder curtir todos os dias da festa. Portanto, é preciso estar atento às medidas de prevenção contra infecções, sendo a principal delas a higienização das mãos. Realizada de forma adequada, a medida é útil para prevenir doenças ao se proteger de vírus e bactérias.

Em momentos festivos, é comum ter contato com muitas pessoas e tocar em objetos que são de uso comum, como corrimões de escadas, por exemplo. São nesses tipos de espaços que podem se concentrar microrganismos que causam infecções, deixando o participante da festa vulnerável a doenças virais ou bacterianas.

Por isso, na pausa entre o “dois pra lá e dois pra cá”, é importante lavar as mãos com água e sabão ou, na ausência de pia e esses itens por perto, a limpeza pode também ser realizada com uso de álcool a 70% em gel. Essa é a orientação da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“É comum encontrar estações de lavagem de mãos, nem que seja em restaurantes e lanchonetes, ou dispensadores de álcool. É preciso fazer uso desses equipamentos. Manter as mãos higienizadas é medida fundamental para fortalecer o bem-estar de todos”, destaca a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), na FVS-RCP, Evelyn Campelo.

A enfermeira Yanna Freire, também da Ceciss, destaca que é preciso manter o hábito de manter as mãos limpas no cotidiano. “A higienização das mãos deve ocorrer regularmente. Na hospedagem, antes das refeições, depois do uso sanitário, após o contato com dinheiro, com aparelhos eletrônicos de uso comum, cartões de pagamento, além de mobiliário de ambiente comum”, lista.

Higienização eficiente
Para a higienização das mãos é necessário observar alguns cuidados, além do tempo investido no processo.

Como água e sabonete (duração de 40 a 60 segundos): molhe as mãos com água; aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos; ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si; esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas; enxague bem as mãos com água; seque as mãos com toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.

Com preparações alcoólicas a 70% (duração de 20 a 30 segundos): aplique quantidade suficiente em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos; friccione as mãos entre si; não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas; espere suas mãos secarem.

Relacionados

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Brasil anuncia primeira vacina 100% Nacional e de dose única contra a Dengue

Informações da Assessoria

Dilma Rousseff é internada após quadro de neurite vestibular

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais