28.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Política

Partido de Marina Silva filia quatro vereadores de São Gabriel da Cachoeira

Sigla de centro-esquerda tem o líder indígena Marivelton Baré como pré-candidato à prefeitura.

Foto: Reprodução

O partido Rede Sustentabilidade anunciou em suas redes sociais a filiação de quatro vereadores do município de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. Conhecido nacionalmente por ter em seus quadros a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a legenda trava um embate com o prefeito Clóvis Saldanha, o Curubão, membro do Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os vereadores Dieck Diógenes, Rafinha Brito, Ricardo Santos e Osmarina Arcanjo entram na Rede em meio à janela partidária para as eleições de 2024. Dieck e Ricardo foram eleitos em 2020 pelo Podemos. Os parlamentares tem seus mandatos focados em questões de saúde, educação, economia e na causa animal.

Rafinha Brito foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com a bandeira do movimento indígena. O parlamentar é de origem Tariana. Além disso, tem como pautas a saúde e a educação em São Gabriel da Cachoeira.

Eleita pelo PT, Osmarina Arcanjo é servidora pública e tem entre suas bandeiras a luta das mulheres e da causa indígena.

 Pré-candidatura

 A Rede Sustentabilidade lançou nas últimas semanas o líder indígena Marivelton Baré, diretor-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), como pré-candidato à Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira.

O evento de lançamento contou com a presença da ministra Marina Silva e da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.

O fato gerou uma nota de repúdio por parte do diretório municipal do PT em São Gabriel da Cachoeira, que acusou a ministra de estar utilizando o Governo Federal para apoiar um candidato que faz oposição a um prefeito do partido.

“Lamentável que a ministra e a presidenta da Funai do Governo Lula venham lançar um candidato da oposição no município governado pelo PT local, administrado por dois pleitos consecutivos na história do município, e a Federação Brasil da Esperança terá candidatura majoritária, com amplo apoio da população. Vale a pena lembrar, Lula tornou-se o presidente eleito mais votado da história. Em São Gabriel da Cachoeira, a vitória de Lula foi de 80,64% dos votos válido”, diz a nota.

Os signatários afirmam ainda que Marina Silva “não consegue, ou não quer reconhecer, a hegemonia do Partido dos Trabalhadores na região do Alto Rio Negro”.

São Gabriel da Cachoeira é apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o mais indígena do Brasil. Nas últimas eleições municipais, 77% dos vereadores eram autodeclarados indígenas. O próprio prefeito Curubão é indígena de origem Tariana.

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais