Na manhã desta sexta-feira (26/9), o Programa Conexão Onda, na tela da TV Onda Digital, comandado pela jornalista e doutora em comunicação Carla Castello Branco, recebeu o deputado federal Pauderney Avelino para comentar as mudanças que impactarão a economia, incluindo a Reforma Tributária e ações em prol do Amazonas.
Questionado sobre a Reforma Tributária , o deputado explicou que o foco é a tributação sobre o consumo.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“Ela vem focar na tributação sobre o consumo. O Brasil opta por taxar mais o consumo e menos a renda. Mas nós tínhamos um sistema que era muito arcaico. Enquanto praticamente todas as maiores economias do mundo já tinham modernizado o seu sistema de cobrança de impostos sobre o consumo, o Brasil continuava com a legislação da década de 60, que era a questão do ICMS. A partir de 2026, este imposto passará a ser cobrado no destino. As mudanças serão gradativas. A Reforma Tributária está andando e audiência pública que aconteceu nesta semana veio em decorrência, inclusive com requerimento de minha autoria, porque estavam falando muito de que o sistema que seria implantado para fazer a cobrança, a gestão, a distribuição dos recursos, quem pagaria seria o consumidor. Não é assim.” comentou o deputado.
Pauderney também detalhou suas ações em Brasília e no Amazonas, destacando a atuação em uma subcomissão voltada para a redução de incentivos fiscais.
“Nós resolvemos focar nessa questão dos incentivos. Formamos essa subcomissão, estamos trabalhando e estudando para fazer a proposta de um projeto de lei que vise essa redução, mas ficam fora os constitucionais, como é o caso da Zona Franca de Manaus e também o CIMIS. Neste ano, o governo federal já incluiu no projeto de lei orçamentária uma redução equivalente a 10% de 200 bilhões de reais. Ou seja, 20 bilhões de reais.” comentou o deputado.
O deputado ainda destacou sobre ações voltadas aos municípios do Amazonas, como investimentos em saúde e infraestrutura.
“Eu estou na PEC 14, que visa constitucionalizar os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que têm um papel relevante para levar saúde ao local onde as pessoas vivem. Estou trabalhando para colocar recursos nos municípios que estão precisando pavimentar ruas, comprar equipamentos para asfaltar ruas e estradas vicinais com custo baixo, garantindo um sistema de transporte mais adequado e de qualidade.” finalizou o deputado.
Pauderney Avelino, um dos parlamentares mais influentes do Brasil, engenheiro civil, empresário e político brasileiro, filiado ao União Brasil. Vice-líder do partido, deputado federal pelo Amazonas 7 vezes, já foi presidente estadual do DEM no estado e ex-secretário municipal de Educação de Manaus. É reconhecido como defensor da Zona Franca de Manaus e da educação.
Veja a entrevista completa!

