Portal Castello Connection
Política

Paulo Gonet diz que réus atuaram para manter Bolsonaro no poder

Foto: Gustavo Moreno/STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou nesta terça-feira (2) que todos os réus do processo relacionado à tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 são responsáveis por um plano para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no comando do país, mesmo sem a vitória nas eleições de 2022.

Segundo Paulo Gonet, cada acusado atuou dentro de seu espaço de atuação para atingir o objetivo comum de impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e assegurar a permanência de Bolsonaro no poder. “Todos os personagens são responsáveis pelos eventos que se concatenam entre si. O grau de atuação de cada qual no conjunto dos episódios da trama é questão de mensuração da culpa e da pena”, disse o procurador durante a leitura da acusação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O procurador destacou que a denúncia não trata de fatos isolados, mas de uma série de atos que configuram atentado com relevância criminal contra as instituições democráticas. Segundo ele, há unidade de propósito entre os acusados para frustrar a transição de poder e impedir o exercício legítimo da presidência por Lula.

A denúncia apresentada por Paulo Gonet ao Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro de 2025, envolve Bolsonaro e aliados, incluindo ex-ministros e ex-comandantes militares, e os acusa de crimes como organização criminosa, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A peça se baseou em relatório da Polícia Federal (Operação Contragolpe) e prevê penas máximas que somadas chegam a 43 anos de prisão.

*Com informações Terra

Relacionados

STF julga Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro

Ingrid Galvão

Climão na CPMI: Leila Barros e Coronel Fernanda trocam farpas e precisam ser contidas

Ingrid Galvão

Congresso deve priorizar segurança, reforma tributária e orçamento de 2026 esta semana

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais